TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comercio Internacional

Por:   •  28/11/2017  •  Resenha  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

COMÉRCIO INTERNACIONAL

O comércio internacional está interligado à história da economia mundial e à globalização. Pode ser denominado como uma troca de produtos e serviços entre todos os países do planeta.

Os estudos sobre comércio e desenvolvimento ganharam ênfase nas décadas de 80 e 90. Esse comércio movimenta a economia mundial e é o maior responsável pelo PIB. O PIB é o produto interno brasileiro. Todos produtos que saem e entram no Brasil é registrado através de sistema e contabilizado no PIB.

O comércio exterior não está limitado somente a pessoa jurídica, pessoas físicas também tem acesso ao comércio internacional por meio de internet, qualquer pessoa do mundo consegue comprar um produto de outro país. Isso é mérito da globalização e da tecnologia, que facilitam esse acesso fazendo assim, a economia mundial girar.

A globalização é uma integração geral que está ocorrendo em todos os setores da economia, ou seja, através da globalização as pessoas tem alcance no mundo inteiro. Diante sua velocidade, ela é capaz de afetar intensamente as empresas, a sociedade e até mesmo as nações.

É possível notar que a globalização trouxe algumas consequências, tais como a queda das barreiras alfandegárias, criação de blocos econômicos, velocidade nas mudanças tecnológicas, circulação dos fluxos de capitais, entre outros.

Antes da globalização cada país criavam barreiras, que é um incentivo que o governo determina afim de preservar a indústria do seu pais, exemplo disso são os impostos, acordos comerciais, isso fazia com que as pessoas comprassem produtos locais e consequentemente desenvolver a economia do país.

Os blocos econômicos são algumas normas que defendem o comércio entre alguns países visando um regulamento entre o comercio desses países, como por exemplo o Mercosul.

Por meio de tratados bilaterais entre as nações, o comercio exterior é regulamentado. Após a segunda guerra mundial, tratados multilaterais como o GATT e a OMC tentaram criar estruturas regulatórias de alcance mundial. Alguns países socialistas e comunistas, não eram de acordo com o livre comércio. Enquanto as nações economicamente poderosas defendiam o comércio internacional.

A regulamentação do comércio exterior e dada através da OMC que é nível mundial, porém existem também outros tratados como o Mercosul na América do Sul, o NAFTA entre os Estados Unidos, Canadá, México e União Europeia, entre 27 estados europeus independentes.

Cada país possui sua própria moeda. Para que as transações econômicas aconteçam entre eles, é necessário que haja uma regra de conversão permitindo uma comparação de moedas diferentes. Essa regra é chamada de taxa de câmbio.

A taxa de câmbio é dada pela quantidade necessária de reais para adquirir uma unidade da moeda estrangeira. Geralmente a comparação mais usada é entre a moeda local ao dólar, no entanto a taxa cambial existe entre todas as moedas. Uma forma de entender a taxa de câmbio é a seguinte: se os agentes do Brasil procuram muito pelo dólar, a demanda por moeda estrangeira é alta, com isso seu preço deve subir, ou seja, a taxa de câmbio deve aumentar.

Quando ocorre um aumento da taxa cambial acontece uma desvalorização cambial, pois a moeda nacional sofreu uma perda no seu poder de compra. Quando ocorre o contrário, por exemplo um excesso de dólar no mercado brasileiro, ou seja, a oferta de moeda estrangeira está alta, dessa forma a taxa de câmbio sofre uma queda, assim acontece uma valorização cambial devido ao aumento do poder de compra da moeda nacional.

Em síntese, se o pais exportar muito a taxa de câmbio diminui, em contrapartida se importar mais que exportar, a taxa de câmbio aumenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com