TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Econômico

Por:   •  28/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

1. As obras de Marshall e de Walras deram origem às duas vertentes da microeconomia no século XX: as análises de equilíbrio parcial e de equilíbrio geral, respectivamente. Explique sucintamente a diferença entre essas duas análises.

Equilíbrio Parcial é um equilíbrio econômico desenvolvido por Marshall, onde é analisado o comportamento no mercado específico de algumas mercadorias, independente dos preços e quantidades de outros mercados. Ou seja, os preços de todos os bens substitutos e complementares do produto analisado são considerados constantes.

Equilíbrio Geral foi desenvolvido por Walras e consiste na determinação simultânea de preços e quantidades em todos os mercados (em toda a economia). Ou seja, tem como intuito explicar o comportamento da oferta, demanda e preços em uma economia constituída de vários mercados, buscando demonstrar que a relação entre oferta e demanda irá resultar no equilíbrio geral do mercado.

Dessa forma, a diferença é a análise, na qual o equilíbrio geral analisa vários mercados de forma conjunta e o equilíbrio parcial analisa apenas um mercado.

2. Para os teóricos da síntese neoclássica, o produto e o emprego variam em função de choques tecnológicos, alterações nos preços relativos, mudanças tributárias e mudanças nas preferências dos indivíduos entre renda e lazer. Esta afirmação é falsa ou verdadeira? Por quê?

Falsa, pois alterações nos preços e mudanças tecnológicas, tributárias e de preferência dos consumidores são determinantes da oferta e da demanda.

3. Segundo Keynes, o sistema econômico não pode estar em equilíbrio (com a oferta agregada igual à demanda agregada) quando há desemprego involuntário da força de trabalho. Esta afirmação é falsa ou verdadeira? Por quê?

Falsa, pois Keynes procurou demonstrar que o equilíbrio da economia em uma situação de pleno emprego era apenas uma das situações possíveis e que, na realidade, provavelmente o equilíbrio se daria em uma situação na qual houvesse desemprego no mercado de trabalho.

4. De acordo com a teoria clássica, a economia funciona no nível de pleno emprego. Qual era a explicação para o desemprego, segundo os clássicos?

Para os clássicos, a flexibilidade de preços e salários, apresenta que os salários nominais, por consequência da atuação dos sindicatos, são rígidos para baixo, isso encarece o custo da mão de obra e faz com que as empresas demandem menos trabalhadores, gerando desemprego.

5. De acordo com a teoria novo clássica, os agentes econômicos formam expectativas racionais, o que significa, entre outros aspectos, que não cometem erros sistemáticos. Faça uma síntese do pensamento novo-clássico.

De acordo com a visão novo clássica, uma política monetária no curto prazo só teria efeitos reais se não fosse prevista, pois, de outra maneira, os agente iriam atuar previamente e não existiria efeitos defasados, uma vez que o aprendizado impediria efeitos mediatos. Sendo assim, os agentes aprenderiam com a experiência, e não seria nacional o incidente de erros sistemáticos. Fundamentado nesse pensamento, foi elaborada a Hipótese das Expectativas Racionais (HER). Em sua versão fraca, afirma que os agentes estabelecem suas expectativas e atuam da melhor forma possível, utilizando as informações que estão disponíveis, não havendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com