TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano De Negócios Como Ferramenta Estratégica Para O Empreendedor

Por:   •  9/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Empreendedorismo Prof. Me. Rafael Oliveira de Souza[pic 1]

 rafael-economia@hotmail.com

 economista.rafael02@gmail.com

[pic 2]

Atividade 1 – Data de entrega (24/03/2020) Enviar por e-mail

[pic 3]

QUESTÃO 01) A concepção de um novo negócio é cercada de uma série de desafios, riscos, oportunidades e ameaças. Com base na leitura do artigo “O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso” apresente os conceitos de planejamento e plano de negócios e destaque a relação entre eles.

        Segundo Chiavenato (2007, p.142) “o planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo”.

Para Zimmerman (2012), o plano de negócio tem como função o mapeamento de riscos, podendo também calcular o retorno do investimento feito de forma clara e objetiva.

O planejamento e o plano de negócio apresentam semelhanças em sua elaboração, os dois buscam eliminar os riscos, conhecer o mercado que pretendem investir, calcular o retorno do investimento, auxiliar na tomada de decisões, definir metas e acompanhar o crescimento da empresa.

QUESTÃO 02) O empreendedorismo corresponde a um tema muito relevante para as empresas, empresários e a sociedade em geral. Com base na leitura do texto, discuta qual a importância do empreendedor (indivíduo) para a atividade empreendedora.

        

Chiavenato (2005) considera que o empreendedor, é alguém capaz de executar uma boa e nova ideia de forma que a mesma ganha espaço no mercado.

A importância do empreendedor para o empreendedorismo vai além da abertura de um negócio, está ligada diretamente com as novidades ofertadas para o mercado, podendo ser um bem ou um serviço, com a intenção de gerar riquezas e agregar valores para a sociedade.

QUESTÃO 03) Segundo Longenecker et al. (1997), o plano de negócios constitui a base para as atividades empresariais, e formaliza no papel as ideias criativas do empreendedor para atender às necessidades do público alvo por determinado produto ou serviço.

Considerando o fragmento de texto anterior, apesar de sua importância, por qual motivo muitos empreendedores não realizam o plano de negócios?

        Muitos empreendedores optaram por não fazer o plano de negócio, tendo em vista que o investimento pode levar tempo para ficar pronto, uma vez que o mercado deve ser estudado, é precisa ser desenvolvido um plano de venda, um plano de marketing, e um plano de estratégias para impulsionar seu produto, dentre outros.

Muitos empreendedores não tem conhecimento da ferramenta, não acreditam na sua veracidade, ou não tem o dinheiro necessário para fazer o investimento, que gira em torno de 5% do valor investido. Portanto podemos considerar que o empreendedor ainda tem dificuldades de fazerem uso de ferramentas que possam auxiliar na tomada de decisões.

QUESTÃO 04) No item “Resultados e Discussão” do artigo, o autor apresenta a empresa que considerou para realização do estudo. Com base nesta parte específica do texto, identifique: 2 pontos fortes e 2 pontos fracos da empresa.

        

O autor apresenta como ponto de estudo em uma empresa do ramo de alimentos localizada no município de Petrolina-PE, onde atua desde 2014. A empresa vende produtos oriundos de diversos países da América Latina, tendo como principal objetivo oferecer pratos opcionais aos clientes da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com