TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

                                               [pic 1]

TEMA: Projeto de Marketing - Supermercado Compre Bem: a importância da utilização de Pesquisa de Mercado para a abertura de uma nova loja

CURSO: GESTÃO DE MARKETING 3ª SÉRIE

MARCO AURÉLIO COSTA DOS SANTOS

RA 8528950557

PROF° Tutor EAD LEANDRO GOMES

DISCIPLINAS: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING III (PROINTER III)

UNIDADE DE ENSINO: BRIGADEIRO

CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL

São Paulo

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

     a) apresentação

     b) situação problema

     c) considerações finais

3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

O trabalho do projeto interdisciplinar aplicado ao curso superior de tecnologia em marketing abaixo, foi preparado com base nos estudos e aproveitamento adquiridos nas instruções de gestão em Projetos de Marketing, Pesquisa de Mercado e Marketing de Serviços da Universidade Anhanguera. Ele tem o objetivo de servir de orientação na elaboração de ações detalhadas da pesquisa de mercado, e obter o maior entendimento possível do consumidor final e do seu consumidor em potencial. A pesquisa de mercado é uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada constantemente, pois permite analisar o mercado e seu consumidor, adaptando os seus serviços, e as suas constantes mudanças. Além disso, permite também a identificação de possíveis tendências. Por meio dessa pesquisa, podemos definir e prever resultados e formular ações para atingir competitividade à médio e longo prazo. Conhecendo o mercado e todos os seus integrantes, somos capazes de traçar o perfil do seu consumidor final e também do futuro consumidor em potencial, além de tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.

RELATÓRIO PARCIAL

  1. APRESENTAÇÃO:

Relatório parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do curso de Tecnologia em Marketing na Faculdade Anhanguera, sob a orientação do tutor de EAD Leandro Gomes. O trabalho desenvolvido para o PROINTER 2015 foi realizado através de pesquisas, que tem como objetivo verificar a viabilidade da venda de Eletrodomésticos no Supermercado Compre Bem, através de pesquisas de mercado e da boa estruturação de um Plano de Marketing. O objetivo da pesquisa abaixo nessa fase foi de levantar o maior numero de informações sobre esse projeto para consolidarmos e viabilizarmos a sua realização. Vários aspectos foram abordados e pesquisados como: a ratificação dos pontos fortes e fracos do negócio, a localização estratégica para geração de valor ao cliente, os Fatores chaves e críticos de sucesso, e as oportunidades e ameaças.

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA: Elaboração de Texto

 No mundo de hoje, e em um mercado cada vez mais competitivo, a realização de um Plano de Marketing é um passo essencial para garantir o sucesso de qualquer negócio. Embora seja um tema comum no mundo empresarial, muitas empresas nunca fizeram um Plano de Marketing de Serviço, e são essas empresas que lideram as estatísticas do fracasso.  Algumas sobrevivem, muitas resistem bravamente e aprendem forçadamente. Mas outras tantas não resistem. Esse tipo de informação, aliado a um bom projeto, está no centro da zona de ação das empresas que querem ter sucesso. As informações chegam quase em tempo real, com a vantagem do avanço da tecnologia e dos meios de comunicação. Essa vantagem competitiva, também pode ser considerada uma desvantagem, se considerarmos que as mesmas informações que as empresas possuem com relação ao consumidor, os consumidores também possuem com relação às empresas. O consumidor hoje não é mais leigo. Antes ele buscava o produto somente pelo causa do valor financeiro. Hoje, ele procura um produto específico, somente depois de obter informação referente ao mesmo. Hoje o consumidor olha o que realmente pode lhe ser útil, não só em termos financeiros, mas também em termos de tempo, vantagem e desvantagem. Daí a importância de um bom projeto à longo prazo, e da pesquisa de mercado, para identificar quem são esses consumidores, quem são os consumidores em potencial, o que pode ser vantajoso para esse consumidor, o que pode chamar a atenção do mesmo e etc. Não só isso. Daí a importância de um Plano de Marketing, para verificar não só o consumidor, mas saber também qual é o foco da empresa à curto, médio e longo prazo. Quais são as metas dessa empresa e seus objetivos. Quais são seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, e quais são os fatores políticos e jurídicos que atrapalham a criação de um produto ou serviço.

Quando se fala em Marketing, muitas ideias podem surgir. Algumas pessoas se assustam, pois acreditam que marketing é um privilégio, ou uma necessidade apenas de grandes empresas. Outras têm uma visão muito simplista e acreditam que fazer marketing se resume a distribuir panfletos ou, atualmente, ter um website e enviar mensagens constates para um mailing comprado numa banca de jornal. Esta forma limitada de ver o Marketing gera muito desperdício de recursos financeiros, pois é grande o risco de uma empresa investir em serviços inadequados, e ações promocionais ineficientes. Ao longo do tempo, isso pode culminar no fracasso de um empreendimento e transformar o sonho de uma vida em pesadelo. O Plano de Marketing de Serviço não necessariamente é a garantia para o sucesso de um serviço recém-lançado de uma empresa, mas ele diminui muito as chances de erro. O Plano de Marketing de Serviço facilita a compreensão e a implementação de ações adequadas ao mercado de atuação, captação de clientes, aumento de vendas e de lucratividade do seu negócio, e também permite analisar o mercado.

A importância da Pesquisa de Mercado dentro de um Plano de Marketing estará  ligada sempre com os “4 P´s”: Produto, Preço, Praça e Promoção. Produto, é o bem a ser vendido, Preço, é o valor que terá o bem para atrair as pessoas à compra, Praça, é o local onde estão os clientes e onde o produto será vendido, como pontos de venda e por último, Promoção, promoção é apenas o jeito de promover o produto entre os consumidores, como a empresa vai levar ao conhecimento público o seu produto, marca, preço, praça e etc... O marketing usa, em sua essência, várias outras ciências humanas, como sociologia, antropologia, psicologia e estatística, onde este espera sempre convencer os clientes em potencial à consumir. Resumindo, o marketing serve para vender produtos, para manter a lei da oferta e procura, mas como ele irá fazer isso, é o grande desafio. Além de todas as áreas das ciências humanas que já foram ditas, ele também usa a “pesquisa de mercado”. O Conceito de Pesquisa de Mercado, seja para a abertura ou expansão de um negócio, deve tomar por base uma análise mercadológica. A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com