TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objeto de estudo da Microeconomia

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

1. Freqüentemente, diz-se que uma boa teoria é aquela que, em princípio, poderia ser refutada por meio de uma análise empírica. Explique por que uma teoria que não possa ser avaliada empiricamente não é uma boa teoria.

Para se avaliar uma teoria primeiro precisamos examinar a razoalidade das hipóteses,  e depois testar as previsões da teoria e compara-las com os fatos. Uma teoria que não pode ser testada não pode ser aceita ou rejeitada. Logo concluimos que se a teoria não foi aceita e não foi rejeitada, pouco contribuira para a nossa compreensão da

realidade.

2. Qual dentre as seguintes afirmações envolve análise positiva e qual envolve análise normativa? Quais são as diferenças entre os dois tipos de análise?

a. O racionamento de gasolina (que fixa para cada indivíduo uma quantidade máxima de gasolina a ser comprada anualmente) é uma política insatisfatória do governo pois interfere no funcionamento do sistema de mercado competitivo.

Está afirmação envolve tanto a análise positiva quanto a normativa, na primeira parte ela é normativa pois diz que a politica do racionamento é insatisfatória (faz juizo de valor). Já na parte que diz que “o racionamento da gasolina interfere no funcionamento do sistema de mercado competitivo” é uma análise positiva pois está nos mostrando uma causa e um efeito.

b)Tal afirmação é positiva porque descreve o efeito do racionamento de gasolina sem fazer qualquer juizo de valor  sobre desejabilidade da política.

b. O racionamento de gasolina é uma política que piora a situação de um certo número de pessoas e melhora a de outras; o número das pessoas cuja situação piora é maior do que o número daquelas cuja situação melhora.

Tal afirmação é positiva porque descreve o efeito do racionamento de gasolina sem fazer qualquer juizo de valor  sobre desejabilidade da política.

Análise positiva: Descreve as relações de causa e efeito (Como o mundo é)

Análise normativa: Analisa as questões relativas ao que se supõe adequado (como o mundo deve ser).

3. Suponha que o preço da gasolina comum fosse $0,20 por litro mais cara em Nova Jersey que em Oklahoma. Você acha que poderia existir uma oportunidade para arbitragem (isto é, a possibilidade de que as empresas pudessem comprar gasolina em Oklahoma e vendê-la com lucro em Nova Jersey)? Por que sim ou por que não?

Eu acredito que neste caso não haveria arbitragem, pois considerando que a distância de Oklahoma para nova Jersey seja de aproximadamente 22 horas de viagem o desconto de $0,20 não compensariam os gastos com transporte, estadia e alimentação, sem contar o desgaste com a viagem. Podemos ver isso também aqui mesmo em goiânia que a gasolina custa aproximadamente R$4,00 enquanto na BR está de 15 a 20 centavos mais baratos e não vemos as pessoas se deslocando até a BR para abastecer.

4. No Exemplo 1.2, quais forças econômicas poderiam explicar a razão da queda do preço real dos ovos e da alta do preço real do ensino universitário? De que forma tais mudanças de preço poderiam ter afetado as escolhas dos consumidores?

O preço dos ovos caius pois houve uma queda na demanda, ou seja, menos pessoas estavam querendo comprar ovos ou pode ter ocorrido um avanço na tecnologia e assim diminuindo o custo dos ovos aumentando a oferta do produto. Já para o ensino universitário podemos perceber que de 1970 para 2007 houve um aumento no número de pessoas querendo as limitadas vagas das universidades americanas, assim aumentou a demanda pelo ensino superior sendo que a oferta de vagas não subiu junto com a procura pelas mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com