TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho é uma ação inerente ao homem

Por:   •  8/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

 O trabalho é uma ação inerente ao homem, e vem assumindo uma evolução significativa com conquistas que marcam a valorização e o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores. A sua influência, está relacionada as realizações pessoais e profissionais, mas em contrapartida pode apresentar riscos e elevar a chance no desenvolvimento de possíveis patologias, que podem depender de situações especificas ligadas à sua função, ou das tensões psicológicas causados pelo ambiente de trabalho.

 Esses fatores o avanço da globalização e a da informatização da sociedade tem-se investido no crescimento e desenvolvimento das empresas, por serem marco principal para o desenvolvimento da economia e de forma geral dependem do bem-estar físico, pessoal e psíquico dos seus funcionários.

Assim de forma notável pode se perceber que a assistência à saúde do trabalhador de forma histórica e através de lutas sociais transcende a uma necessidade e passa a ser um direito, uma vez que é por meio de seu empenho e esforço que se concretiza o crescimento e o fortalecimento das empresas e consequentemente os avanços econômicos para toda a sociedade, (Matos, Silva e Lima, 2017).

De acordo com o exposto, pode-se afirmar que esses avanços tecnológicos trouxeram benefícios, mas também influenciaram diretamente nos processos de trabalho, acarretando mudanças e a necessidade da ampliação e modificação da atenção a sua saúde, gerando uma concepção ampla sobre o processo saúde/doença nas instituições.

Dessa forma, a saúde do trabalhador passa a ser pensada como forma de atenção necessária dentro das instituições, e o enfermeiro passa a atuar de maneira multidisciplinar, buscando a conscientização e a participação integral dos trabalhadores, oportunizando autonomia para que estes possam ser os protagonistas no seu processo saúde/doença (Marziale, Rocha, et al).

Segundo Lino et al 2012, no Brasil o atendimento de enfermagem do trabalho, foi implementada nas empresas no início dos anos 70 devido ao fato de ser o pais que mais apresentou ocorrência em acidentes de trabalho. A partir da necessidade de sanar esta problemática o governo apresentou como proposta que as empresas contratassem profissionais especializados para prestarem assistência aos funcionários.

Porém foi somente em 2004 que o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN em sua resolução 290/2004 decide fixar, como especialidade de enfermagem, a enfermagem do trabalho.

Lino et al 2012, afirma ainda que a enfermagem do trabalho entrou nas empresas com prática curativa, atendendo inicialmente funcionários que se acidentassem no local de trabalho. Mas com o passar do tempo percebe-se a sua importância para a garantia do bem-estar do trabalhador, e sua atuação estende-se para a promoção da saúde e prevenção de acidentes abrangendo também o acompanhamento das doenças que estejam relacionadas ou não com a sua ocupação profissional.

Dessa forma além da área industrial as informações passadas pelo enfermeiro passam a fazer diferença na vida cotidiana dos trabalhadores, pois serão uteis para a sua vida em sociedade.  Este atendimento se concretiza na pratica a partir dos anos 90, quando o trabalhador tem garantido a assistência de enfermagem nas empresas, com enfoque na qualidade de vida no trabalho e a saúde e segurança no ambiente laboral.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego, cabe ao enfermeiro do trabalho executar atividades relacionadas com o serviço de higiene, medicina e segurança do trabalho, para propiciar a preservação da saúde e valorização do trabalhador.

Nessa perspectiva, o presente artigo traz como tema: A Importância do Enfermeiro do Trabalho na Prevenção e Promoção de Saúde do Trabalhador.

Pensando nas responsabilidades deste profissional, e nas competências que lhe são necessárias para executar de forma satisfatória sua função de cuidar e orientar as pessoas que estão sob a sua responsabilidade, acerca dos riscos de possíveis acidentes. Visando também a promoção de saúde na medida que se propõe ações educativas de conscientização e de oportunidade de acesso ao conhecimento sobre melhor manejo de seu autocuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com