TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP - Planejamento e Gestão da Produção

Projeto de pesquisa: PCP - Planejamento e Gestão da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.407 Palavras (18 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

O PCP - Planejamento e Controle da Produção consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção.Sua função principal é a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo, reduzindo assim os possíveis conflitos existentes entre vendas,finanças e produção.Desenvolve suporte para tomada de decisões e planejamento a curto e longo prazo. Com recursos levando a empresa a produzir com maior perfeição e rapidez.

O PPC Programa as atividades produtivas estabelecendo a quantidade de pessoas que necessitam trabalhar, no processo de produção. Requer um modo de pensar que objetive responder a indagações referentes aos diversos questionamentos sobre o que será feito, como, por quem e com que recursos, bem como onde e quando será executado.

O planejamento de produção define todos estes fatores, a partir do projeto de desenvolvimento do produto que vai ser manufaturado, fornecendo os dados básicos para o estabelecimento da programação.

As empresas que possuem maior preocupação com o seu PCP ou efetuam algum PCP, conseguem melhores resultados finais. Além de estarem sempre com os seus planos de melhoria voltados para onde suas produções prioritariamente exigem.

O PCP consegue dar informações à gerência, e esta tem capacidade de decidir melhor. Além de a empresa conseguir uma melhor compatibilização dos produtos entre a produção e as vendas, levando a um produto capaz de atender ao cliente e a produção, já que neste setor este fato é de suma importância, dada a diversificação que os modelos podem alcançar.

Seu objetivo é:

Utilizar os recursos de maneira racional, comandar o processo produtivo e coordená-lo

corrigindo possíveis falhas e distorções e obtendo com isso resultados mais satisfatórios.

Os benefícios são diversos como por exemplo: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, consequentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente Em resumo, o PCP Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento:

o que produzir?- Determinação do produto a ser feito

Quanto produzir?- Quantificação da produção

Com que produzir?- Definição do material a ser usado

Como produzir? -Definição do processo (modo de fazer)

Onde produzir? -Especificação dos equipamentos

Com quem produzir?- Quantificação da mão-de-obra

Programação (recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento, acompanhar a execução, medir resultados conseguidos e comparar com o planejamento), exige acompanhamento do volume produzido e dos recursos utilizados na produção - seja máquina, tempo, homem ou matéria-prima-, medindo índices de ocupação, ociosidade, consumo, perda etc., sempre relacionado por unidade fabricada. bem como a determinação das quantidades que serão produzidas,

Planejar e controlar a produção significa:

• Controlar o processo de criação e alteração de produtos.

• Planejar os materiais.

• Planejar a utilização dos recursos de produção.

• Controlar os apontamentos de produção e a utilização real dos recursos.

O planejamento e controle da produção são instrumentos gerenciais de grande importância para as empresas,pois os planos orientarão a produção e o controle permitira que os mesmos sejam implementados de forma eficiente e pratica nas empresas. E tanto o planejamento como o controle estão relacionados a busca da qualidade, que é um requisito fundamental e imprescindível dos produtos e garantia da lucratividade da empresa.

A área financeira permite que o PCP estabeleça parâmetros de nível de estoque matéria prima e produtos acabados através de cálculos financeiros disponibilizados pelas mesmas, pela própria. Visam minimizar o custo de produção e estocagem.

O PCP depende a área de venda e elabora plano de produção com base nas previsões de venda estabelecida pela área de vendas alem de definir a quantidade de produtos q deve produzir para a tender o prazo de entrega dos mesmo conforme informações cedidas pela área de vendas. Todos os setores devem estar alinhados.

Esta inter relacionado com a área de produção pois de fato esta área funciona somente de acordo com as programações do PCP que estabelece níveis produtivos que controla os níveis de produção para atender a demanda dentro do prazo estabelecido maximizando resultados.

Baseia-se em princípios e não em regras, principio da definição do objetivo deve ser definido de forma clara, principio da flexibilidade do planejamento. Deve ser flexível a fim de adaptar as situações imprevistas. A finalidade do PCP é alcançar eficiência e eficácia dos processos produtivos. Trata-se de duas finalidades agirem sobre os bens de produção para obter controle e administrar para que objetivos da produção sejam alcançados.

Um Fluxo de caixa relevante para um projeto é uma alteração do fluxo de caixa da empresa toda, que resulta da decisão de fazer um investimento, esses fluxos são definidos em termos de alterações, ou incrementos do fluxo de caixa existentes na empresa e são denominados fluxos de caixa incrementais desenvolvidos os sistemas de programação da produção com capacidade finita. Estes sistemas têm a característica principal de considerar a capacidade produtiva e as características tecnológicas do sistema produtivo como uma restrição ‘a piori’ para a tomada de decisão, buscando garantir que o programa de produção resultante seja viável. Nestes sistemas, o usuário:

Modela o sistema produtivo, por exemplo: máquinas, mão-de-obra, ferramentas, calendário, turnos de trabalho, e informa os roteiros de fabricação, as velocidades de operação, as restrições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com