TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ABERTURA DE UM NOVO NEGÓCIO

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

VANESSA ALEXSANDRA DE OLIVEIRA LIMA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ABERTURA DE UM NOVO NEGÓCIO

JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE

2019

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

VANESSA ALEXSANDRA DE OLIVEIRA LIMA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ABERTURA DE UM NOVO NEGÓCIO

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em MBA Executivo em Gestão Financeira.

JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE

2019


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ABERTURA DE UM NOVO NEGÓCIO

Vanessa Alexsandra de Oliveira Lima

RESUMO

Este artigo tem a intenção de tratar sobre o Planejamento estratégico para abertura de um novo negócio, o objetivo é apresentar a importância do planejamento e da elaboração de um plano de negócio antes de iniciar um novo empreendimento ou de ingressar em um novo ramo de atividade, procurando enfatizar que a empresa para ter estabilidade no mercado precisa conhecer bem o ramo que deseja atuar, compreender o mercado e os seus concorrentes para criação de um benchmark, ter um plano bem definido com as estratégias a serem utilizadas, os valores necessários para o investimento e o tempo de retorno,  para indicar a viabilidade do projeto. Foi utilizado um estudo de caso para abertura de um berçário como exemplo. Conclui-se que ter um propósito bem definido, compreendido por todos, é um fator crítico para o sucesso de uma organização.

Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Abertura. Negócio

Introdução

           O presente trabalho tem como tema o planejamento estratégico na abertura de um novo negócio, foi utilizado um estudo de caso da empresa Coruja Baby.

            Antes de empreender ou ingressar em um novo ramo de atividade é necessário conhecer com detalhes o ramo que se pretende entrar, conhecer suas próprias forças e fraquezas dentro desse mercado, estudando bem os concorrentes que já estão consolidados no mercado, para que se possa formar um benchmark, que nada mais é do que buscar as melhores referências e práticas realizadas pelas empresas do ramo, no mercado. Foram colocadas as seguintes questões:

  • Como está se comportando o mercado naquela região?
  • Quais as características peculiares desse ramo de atividade?
  • Quais os principais concorrentes?
  • O que há de mais moderno na área?
  • Qual o preço praticado no mercado?

Desenvolvimento

          Segundo o INEP, em 2001, apenas 13,8% das crianças de 0 a 3 anos de idade frequentavam a escola, em 2015, esse percentual aumentou para 30,4%. Entre as crianças de classe média alta esses números são ainda maiores, chegando a 52,3% em 2015.

Diante de um cenário onde a mulher está cada vez mais envolvida no mercado de trabalho, é observado que existe um mercado em expansão, as famílias estão cada vez mais buscando por um serviço de qualidade e confiável para que possam deixar seus filhos, percebesse então um mercado em potencial para investir em um novo negócio.

Foi realizado então um plano de negócio para avaliação da viabilidade de abertura de um berçário, conforme segue abaixo:

Foi realizada uma pesquisa mais direta de mercado para realização de um benchmark.

Regiões Analisadas

[pic 1]

Atividade Realizadas[pic 2]

Foram analisadas 20 instituições, em sua maioria com especialização em crianças de 3 meses a 5 anos, foram observados alguns perfis e características diferenciadas em cada região

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 39][pic 40][pic 41][pic 42][pic 43]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (504.5 Kb)   docx (500.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com