TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER I – Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Gestão

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.205 Palavras (9 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 9

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

1.ª série - 2015/1

PROINTER I – Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Gestão

RELATÓRIO PARCIAL

Ensaio Acadêmico – descritivo

“Plano de Negócio para viabilizar um empreendimento”

TTPRE: Prof.ª Daniela Kasi

Aponina zita

Sandra faria

Jundiaí/SP

2015

Sumário

DESENVOLVIMENTO 3

ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR 4

CONCLUSÃO SOBRE A ENTREVISTA 7

EMPREENDEDORISMO 8

O QUE É SER EMPREENDEDOR 8

ANÁLISE SWOT 9

ANALISE DO RESTAURANTE 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

Desenvolvimento

O trabalho desenvolvido mostra uma entrevista com um empreendedor suas dificuldades e conquistas no ramo empresarial e seus conhecimentos nesta área. O conteúdo aqui abordado reúne também, de forma rápida e simplificada, alguns conceitos sobre empreendedorismo e analise swot, algumas situações, exemplo de suas forças e fraquezas ameaças e oportunidades que forma o ambiente interno e externo da análise.

Entrevista com um Empreendedor

Nome da Empresa: Della Roccher

Endereço: Rua Apolo de Almeida, 29

Cidade: Jundiaí

Estado: São Paulo

Ramo de Atividades: Vendas de Roupas e Acessórios

Produtos e/ou serviços: Roupas Femininas, Masculinas e Acessórios.

Data de Início das atividades: 2012

Entrevistado: Regina

1). Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Trabalho com costura a aproximadamente 18 anos, e sempre gostei dessa parte voltada para moda, trabalhava confeccionando pijamas, e chegou uma hora que vi a necessidade de expandir meu negócio.

2). Existem outros empreendedores em sua família? Não

3). Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? Meu projeto foi se desenvolvendo durante os anos que trabalhei com costura. .

4). Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio? Sim, tenho apenas o ensino fundamental, mas os estudos dos meus filhos foram e ainda de grande importância para o crescimento do meu negócio.

5) Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento? Acho que hoje em dia é a grande concorrência, muitos produtos inovadores entrando no mercado, e você tem que correr atrás para inovar.

6). Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? Sim, sem dúvidas. Tudo sendo bem planejado e buscando conhecimento necessário, você alcança seus objetivos.

7). De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? A ética é importante em qualquer lugar, uma boa harmonia aproxima você do seu cliente, ouvir primeiramente o que ele busca e depois você oferece seus serviços.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender? Juntei a minha clientela da confecção trazendo novos ares para o negócio, um novo projeto. Uni o útil ao agradável.

9) Como você avaliou esta oportunidade? Ah busca por peças feito por medidas era grande, e modelos de roupas normalmente que se encontrava fácil. Ou seja, comprei peças prontas e ajustava de acordo com a necessidade do cliente.

10). Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. Como disse anteriormente, o plano de negócios e o planejamento são as peças chaves para um empreendimento de sucesso, você já tem que provisionar o seu futuro, antes mesmo de inaugurar seu empreendimento, tendo em vista que tudo que é novo assusta. Você tem que ter um capital de giro, no mínimo para cobrir despesas por três meses, até você conseguir ter um lucro mínimo e rodar seu capital.

11). Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? Sempre trabalhei com parte de moda e confecção, já tinha uma clientela formada, então juntei meus conhecimentos com a área de moda e busquei conhecimento para abrir a empresa, a parte mais burocrática.

12). Quais são suas forças e fraquezas? Minhas forças, são o diferencial de ajustar as peças para o cliente e na hora da compra, e fazer peças sobre medida. Fraquezas é concorrência e economia que vem caindo. Está difícil cobrar um preço justo.

13) Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? Não

14) O que significa ter ética nos negócios para você? No caso é a honestidade, faço bem feito e cobro o que meu serviço vale, nem mais e nem menos, o respeito e sempre procuro escutar as necessidades dos meus clientes.

15). Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio? Já tinha economias guardadas referente ao meu trabalho com confecção e também com ajuda do meu marido, investi nos equipamentos e capital de giro.

16). Onde e quando obteve estes recursos? No decorrer dos anos de trabalho e aposentadoria do meu esposo.

17). Quando e como obteve o primeiro cliente? Como disse anteriormente, já tinha uma clientela montada da confecção anterior, mas foi de pequenos consertos de peças de roupas que montei a clientela.

18). Qual foi o momento mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com