TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  28/11/2017  •  Resenha  •  5.604 Palavras (23 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 23

RESUMO

O presente artigo é baseado em uma empresa de bolsas, localizada no camelódromo (centro comerciário) de Porto Alegre/RS. Por ser uma empresa familiar possuem uma gestão baseada na tradição familiar, sem planejamentos estratégicos, a partir disto foi desenvolvido primeiramente um plano de negócios e por meio deste foi averiguado que os departamentos de financeiro, logística, marketing e gestão de pessoas apresentavam uma ineficiência. Seu objetivo foi diagnosticar os departamentos citados acima, analisar seus déficits, e o porquê dos mesmos, com isso proporcionar aos seus gestores uma visão mais ampla da sua empresa, para futuramente poder desenvolver o planejamento estratégico e ajustar seus objetivos a realidade inserida.

Palavras-chave: Empresa. Planejamento. Objetivo. Administradores.

1 INTRODUÇÃO

Empresa Individual, microempresário, de origem familiar, já estabelecida no Comércio varejista de bolsas, pastas e mochilas, exercendo suas atividades no Shopping do Porto - Centro Popular de Compras em Porto Alegre/RS, desde fevereiro de 2009.

A família trabalhou como comerciante ambulante com licenciamento por mais de 35 anos, porém, somente no ano de 2009, quando inaugurou o CPC – Centro Popular de Compras em Porto Alegre, atualmente denominado Shopping do Porto, é que o negócio da família tomou forma de empresa legal. Contudo, percebeu-se a necessidade de organização e reestruturação.

Comércio varejista, Microempresa – ME, tributação Simples Nacional.

Missão da empresa: Facilitar a vida das pessoas, por meio do comércio de bolsas, pastas e mochilas esportivas e colegiais, buscando sempre um atendimento de qualidade, proporcionando conforto e qualidade nos produtos oferecidos.

Visão: Tornar-se referência no comércio de bolsas, pastas e mochilas no centro da cidade de Porto Alegre.

Valores: A empresa deverá exercer suas atividades com honestidade, comprometimento, respeito, clareza e credibilidade para com a sociedade.

A administração é centralizada pelos donos da empresa.

Os administradores realizam as atividades de compra, exposição de produtos na loja, pagamento aos fornecedores, venda dos produtos ao consumidor final. Neste caso não existindo cargos específicos de chefia, as atividades são divididas diariamente pela necessidade.

A compra de mercadorias é feita em atacados de São Paulo (capital) em fornecedores regionais, fabricantes nacionais e atacados no centro da Capital. Os administradores realizam a exposição dos produtos na loja, layout, controle de estoque bem precário.

2 RECURSOS HUMANOS

“Fundada geralmente pelo patriarca, com objetivo maior de suprir a necessidade financeira, a empresa de perfil familiar representa mais de 90% dos negócios no Brasil. Apresenta como característica principal a propriedade e gestão nas mãos de dois ou mais membros da mesma família, não descartando a participação também em atividades operacionais. ” (ABREU, 2016)

Em um país onde as empresas familiares são a maioria no mercado, o direito de sucessão nos cargos de direção é um costume, isso gera uma centralização de poder pelo fundador ou seus sucessores. Os recursos humanos nessas situações geralmente não “existe”, e isto pode gerar muitas complicações, como os recrutamentos se necessários são feitos pelos próprios gestores, muitas vezes eles contratam parentes, as leis trabalhistas não são obedecidas, entre outras essas más administrações pode trazer a empresa à falência.

2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Lados positivos: Vivenciando diariamente com seus clientes, fornecedores e concorrentes os administradores são quem exercem a parte operacional na empresa economizando com funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com