TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação docente e a contribuição da educação e cultura no desenvolvimento nacional

Por:   •  27/11/2019  •  Dissertação  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

 Ação docente e a contribuição efetiva da educação e cultura no desenvolvimento nacional.

De acordo com o artigo 205 da CF (Constituição Federal), a educação é direito de todos e um dever do Estado e da família, visando e promovendo o incentivo com a colaboração da sociedade, buscando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, no entanto para que ocorra o disposto na lei é preciso de elementos fundamentais que serão as pedras de toque no processo de efetivação que são: Mediador (docente), sistematização do conhecimento.

Inicialmente será discorrido a respeito do elemento mediador. Tal figura tem papel fundamental no processo de efetivação do desenvolvimento nacional tendo como seu aliado educação e cultura. Diante disso é preciso um olhar crítico acerca das transformações sociais para que a condução do processo de ensino-aprendizagem vá de encontro com a realidade social presente, desse modo os aliados são ponto primordiais de observância da prática docente.

Além disso é extremamente relevante que durante o processo de formação, o mediador tenha leitura do público com o qual estará desenvolvendo as teorias. Neste sentido os aliados educação, cultura e a sistematização do conhecimento, corroboram de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem do aluno busca contemplar o predisposto no artigo 205 da CF de forma efetiva, destarte é extremamente importante o mediador ter olhar crítico e alinhado as transformações sociais que estão constantemente ocorrendo o tempo inteiro.

Infere-se portanto, que educação e cultura são elementos fundamentais para a orientação da prática docente, neste viés a inobservância das pedras de toque pode gerar frustação e fragilidade do processo de ensino-aprendizagem, ademais uma formação efetiva e eficaz buscando contemplar de forma integral o que diz o artigo 205 da CF é preciso não negligenciar e utilizar os aliados levando em consideração a realidade e o conhecimento pré-existente e daí pensar, planejar e executar o plano de ensino para se obter o objetivo fundamental do desenvolvimento nacional.    

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com