TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps De Processos Organizacionais

Exames: Aps De Processos Organizacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  4.224 Palavras (17 Páginas)  •  1.573 Visualizações

Página 1 de 17

“Os planos são apenas boas intenções, salvo quando degeneram imediatamente em trabalho duro.”

(Peter F. Drucker)

RESUMO

A prática de Gestão de Processos está pautada em indicadores corporativos como qualidade, produtividade, transparência, excelência no atendimento e entrega; essa forma de gestão vem sendo adotada por um número cada vez maior de empresas com o objetivo de aumentar o rendimento nas atividades e, conseqüentemente, trazer melhores resultados financeiros.

Independente do porte ou segmento, o fato de enxergar a rotina corporativa sob essa ótica se intensificou a partir da necessidade de sobrepor os objetivos globais corporativos aos interesses departamentais, auxiliando na melhoria de atividades operacionais de toda a empresa. Atualmente, além de proporcionar mais organização nos diversos setores da corporação, a Gestão de Processos é vista como uma forma de trazer mais eficiência e eficácia nas decisões dos diretores de um negócio. Assim, enxergar a empresa dessa forma pode trazerbenefícios tanto para os gestores quanto para os colaboradores em geral, fazendo com que eles executem atividades de forma mais objetiva e produtiva

ABSTRACT

Introdução

O presente trabalho fará uma abordagem tema de como funcionam os processos básicos e a capacitação de pessoas na empresa CONSTRUDECOR – S/A, nome fantasia denominado como DICICO, FILIAL NOVA ENSEADA. Sendo uma empresa privada de Grande Porte que atua na comercialização/distribuição de produtos tangíveis de materiais para construção/Reforma/Decoração (revestimentos, louças, porcelanatos, metais, entre outros itens).

Baseando-se na pesquisa realizada na empresa e considerando as matérias apresentadas durante o semestre letivo, serão analisados os processos da empresa, métodos de capacitação e desenvolvimento de pessoas utilizadas atualmente pela organização e serão apresentadas sugestões de melhorias.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Referente aos Conceitos de processos e de capacitação e desenvolvimento de pessoas.

PROCESSOS:

O processo é definido como uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) agrega valor e geram produtos (produto físico, informação e serviço), usados para fins específicos, por seu receptor.

Assim, como os processos tendem a transpor as fronteiras entre as diferentes funções, é bem possível que uma pessoa, ao executar suas tarefas diárias, participe de mais do que um processo, ou seja, cada dono de processo é ao mesmo tempo cliente do dono anterior e fornecedor do dono posterior.

Achar o autor da frase acima

EDITAR O TEXTO ABAIXO

Os insumos, as tarefas e os produtos do trabalho estão ligados por “fluxo”. Fluxo é o que transforma o processo em uma entidade estática, que consiste no progresso do trabalho mediante os insumos, as tarefas e os produtos, em conceito dinâmico.

Praticamente todas as empresas se organizam em torno de quatro processos centrais, também chamados de processos chaves, tais como:

•O processo de confecção do produto;

•O processo de geração de pedidos;

•O processo de execução de pedidos;

•O processo de atendimento ao cliente.

Todos os outros processos, tais como o financeiro, o de recursos humanos ou o jurídico, existem para servir de apoio.

O resultado/produto tem um receptor identificável, que define sua finalidade, suas características e seu valor, seja esse receptor um cliente externo ou interno.

Atualmente as organizações buscam os melhoramentos para adequação ao mercado e atingimento de eficácia nos processos, então foram criados termos referentes a estes procedimentos de inovação.

A Reengenharia é uma delas, mas ainda envolta num certo mistério, não porque encerra algum mecanismo obscuro, mas porque não está suficientemente disseminado o seu significado.

De acordo com a definição original de Hammer e Champy (1990:103), a reengenharia é a implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho, visam melhorar a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos tais como: custos, qualidade, serviço e velocidade.

A Reengenharia está focada nos processos de grande amplitude, dentro de uma empresa, principalmente nas que atravessam várias áreas funcionais.

Em um processo de Reengenharia torna-se necessário fazer o realinhamento total da estrutura de administração de recursos humanos (seleção de pessoal, treinamento, avaliação de desempenho e reconhecimento) porque a organização está passando por mudanças drásticas que envolvem a todos que fazem parte da estrutura.

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Em todos os pontos do mundo, as empresas em busca de produtividade e lucratividade, estão caminhando para oferecer maior autonomia a seus funcionários. É preciso permitir ao indivíduo ter uma sensação de propriedade sobre o trabalho que faz. Quando o indivíduo percebe que tem alguma participação naquele processo de produção, procura realizá-lo da melhor maneira possível.

Segundo Chiavenato (2008:402) há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas. Existem técnicas de desenvolvimentos de habilidades pessoais (como rotação de cargos, posições de assessorias e atribuições de comissões) e fora do cargo (como cursos e seminários, exercícios de simulação e treinamentos fora da empresa).

Todo o processo, desde a seleção até a recompensa, precisa estar alinhado com esse mesmo esforço. Não devem tratar o trabalhador simplesmente como duas mãos que estão ali realizando uma tarefa, mas sim como uma pessoa completa, que tem uma mente e que pode utilizá-la no trabalho. As empresas que estão obtendo maior sucesso são as que estão passando por um processo de reengenharia completa, ou seja, permitindo aos seus empregados essa maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com