TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Henri Pirenne e Jacques le Goff

Por:   •  3/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

TULIO GONÇALVES MARIOTTI

Atividade de HEG I

Teófilo Otoni

2016

1. De acordo com o conteúdo estudado seria possível afirmar que as cidades medievais eram as mesmas que suas antecessoras?

De acordo com o conteúdo estudado, as cidades medievais não eram as mesmas por eni aspectos. O comércio de trocas começava a surgir devido a produção de excedentes que os camponeses estavam frequentemente fazendo com a finalidade de suprir a demanda que vinha das grandes cidades, pois, conforme ocorria o “êxodo rural”, novas profissões surgiram para aqueles que se mudavam e isso, por conseguinte gerava uma maior demanda dos produtos necessários a alimentação providos do campo.

2. Segundo o ponto de vista de Le Goff, como se deu a relação entre a zona rural e as novas cidades que surgiram na época medieval?

Segundo Le Goff, o nascimento e o desenvolvimento das cidades medievais foi resultado de um “conjunto complexo de estímulos” e da ação de “diversos grupos sociais”. O mundo feudal foi principalmente agrário, e as cidades ficaram reduzidas quase que exclusivamente a uma função política e administrativa. Enfoque também, na análise do autor, a importância da relação entre a cidade e o campo, como movimento propulsor da autonomia que as cidades acabaram alcançando. A cidade tinha necessidade para a sua manutenção diária de uma quantidade e também de uma crescente variedade de profissionais. Era preciso, portanto, que os trabalhadores das profissões mais necessárias, como: padeiros, cervejeiros e ferreiros, viessem de fora, o que foi permitido graças a grande produção de excedentes da época.

3. Compare os textos de Pirenne e de Le Goff e identifique os pontos de convergência e de divergência.

No que diz respeito à formação de cidades, Henri Pirenne mostra que a cidade nasce e se desenvolve a partir de sua função econômica com grande papel desempenhado pelos mercadores, o mesmo retrata Le Goff, entretanto, este enfatiza que o desenvolvimento urbano se deu porque o desenvolvimento agrícola deu sustentação para alimentar os centros urbanos com víveres e homens.

4. Após período de absoluto predomínio do campo, conforme se verificou na Alta Idade Média, a Europa ocidental conheceu movimento urbano de tal magnitude que permitiu aos estudiosos classificá-lo como um renascimento. A rigor, o que aconteceu de mais significativo foi o nascimento de cidades, de muitas importantes cidades europeias da atualidade. Quais fatores contribuíram para a sua formação; como se deu esse processo; que tipo de relação envolveu os diferentes segmentos da sociedade medieval com o nascimento e o desenvolvimento dos centros urbanos?

Dentre os fatores que contribuíram para as formações das cidades, existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com