TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA

Por:   •  7/3/2017  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 3

Vontade x Desejo (Ética) Resenha Crítica

BARROS, Clóvis. Vontade x Desejos, USP, 2013

Clóvis de Barros Filho nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 21 de outubro de 1966. Possui Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Gasper Líbero (1985), Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1986), é professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), É autor do livro Ética na comunicação (Summus, 2008) e organizador de Comunicação na polis: ensaios sobre mídia e política (Vozes, 2002).

A temática tratada pelo o professor Clóvis, aborda o seguinte assunto, a segunda teoria da modernidade, proposta pelo o filosofo Emmanoel Kant. Que retraz uma discursão sobre o pensamento moral kantiano dos filósofos gregos e cristão.

        O professor relatar que Kant só veio produzir grande obras após sua maturidade, três obras que relata a forma de como agirmos no meio em que vivemos, como a Crítica da Razão Pura, Critica do Juízo e Crítica da Razão Pratica. E para resumimos essas três obras em um livro só, Kant escreve para ele mesmo o livro fundamentos da metafísica dos costumes, que pode nos facilitara a compreensão do pensamento moral de nós seres humanos. Complementados o pensamento moral que Kant escreve, veio de um grande filosofo um pouco antes de dele chamado de Bertrand Russel.

        Para chegar a até aonde Kant chegou, o professor Clóvis faz uma comparação dos pensamentos de Kant com o de Aristóteles o filosofo grego. Paradigma aristotélico diz: um universo organizado e infinito. O paradigma kantiano diz que é um universo infinito e caótico. Clóvis comenta que não há semelhança entre os paradigmas, pois ele nunca chegarão a se combinarem. O professor comenta várias outras comparações dos filósofos mais ele nunca chegarão a se concordarem.

        No decorre da palestra o professor trabalha sobre outro filósofo que não se bate com Kant chamado de John Stuart Mill filósofo O utilitarismo. Mill diz que o homem vive só de felicidade, Kant afirma que não é assim pois o homem pensa, raciocina e isso atrapalha a busca da felicidade, com você pode agir mal em produzir felicidade e agir bem em produzir tristeza. Todos esses princípios de Kant que Clóvis vem disser que sair de um argumento, a boa vontade, tudo a discussão de Kant, Aristóteles e Mill vem desse simples argumento que Kant.

        A temática abordada em sala de aula que o professor Clóvis, trabalha é de muitas descorçoes podemos dizer que o pensamento dos filósofos é muito complicador, mas com a explicação excelente do professor muito bem dada se compreendida, mas a nossa sociedade de hoje pode presta mais atenção no comportamento dele e poderão criticar dizendo que é totalmente oposta a ética de sala de aula. Mais como temos muitos preconceitos as escondidas na nossa sociedade, essa maneira de deixa a aula descontraída é excelente, mas não é um exemplo que pode levar para o seu cotidiano em que vivemos, podemos conviver em sala de aula porém em ambiente fora dela não será adequado para ser usados.

Dados da Resenhista:

Daniéla de Lima Silva

Acadêmica do 1º período do Curso de Gestão em Recursos Humanos da Universidade Paulista de Caruaru-PE UNIP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com