TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: O QUE É POLÍTICA

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.928 Palavras (20 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

CAMPUS IX- BARREIRAS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

FABIOLA BARBOSA COSTA

JAQUELINE DE ALMEIDA RODRIGUES

RESENHA: O QUE É POLÍTICA

Barreiras – BA 21 de Julho de 2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

CAMPUS IX- BARREIRAS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

FABIOLA BARBOSA COSTA

JAQUELINE DE ALMEIDA RODRIGUES

RESENHA: O QUE É POLÍTICA?

Trabalho a ser devidamente apresentado à disciplina de Políticas Educacionais I na Universidade do Estado da Bahia – Campus IX, tendo como objetivo o cumprimento da carga horária e a avaliação do conhecimento adquirido em sala de aula, sob a orientação da Professora Gabriela Pimentel.

Barreiras – BA 21 de Julho de 2014

  Professor Titular concursado na Universidade Federal de São Carlos (2004), onde leciona desde 1979. Estudou na Escola Politécnica - USP e fez Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1988). Pós-doutorado na Universität Kassel - Alemanha (1992; 2000-2001). Foi professor visitante na Unicamp (1996), na Universidade de São Paulo (1997, 1998,1999) e na PUC-SP (2012). Pesquisador Colaborador do CENEDIC-USP. Experiência na área de Filosofia e Teoria Política, com ênfase em História da Filosofia Contemporânea, principalmente nos seguintes temas: Idealismo Alemão, Dialética, Marx e Marxismo, Teoria Crítica, Adorno, Habermas, Teorias Políticas Contemporâneas.

O autor fala sobre a politica em todas suas formas, tanto na politica na ditadura com as diretas já ate os tempos de hoje. Como ela é usada, que tem vários significados dependendo do momento, que não se pode viver sem a politica que é praticamente impossível, pois está em tudo que fazemos, pensamos até na letra de uma musica, que através dela escrevemos a nossa historia, mostrando como explicar a politica em si sem associar a politica partidária, claro não podendo esquece-se da cultura também faz parte da politica.

           No primeiro capitulo, fala que a politica é resultado de todo processo     histórico, na vida social do homem, que a atividade politica vive em constante transformação, começando pelos tempos antigos como na Grécia que se logo se associar a democracia, Atenas com seus grandes debates ou ate mesmos se lembra de Esparta, com seu espirito bélico, fora fato da sociedade grega se se baseava no trabalho escravo. Platão e Aristóteles não eram a favor da democracia, Platão que teria postulado em sua Republica a censura as artes em nome da saúde do estado, e Aristóteles que se utiliza todas as ciências, a ponto de este fim ser o bem supremo dos homens, foi na Grécia que também nasceu o termo “politica ’’  foi criado a partir da atividade social pelos homens da  polis, a “cidade-estado” grega.

Duas referencias de Platão e Aristóteles que não eram a favor da democracia, porém estavam imbuídos deste significado da politica. Para Platão, o politico não se diferencia dos demais homens por nenhuma qualidade, a não ser por conhecer melhor os fins da polis. Para Aristóteles, na Ética a Nicomaco, como “a politica utiliza-se de todas as outras ciências, e toda ela segue um determinado bem, o fim que ela segue pode engloba a todos os outros fins, a ponto desse fim ser bem supremo dos homens”. Já em Roma que era imperialista, pois não foi á toa que os nazistas copiaram a saudação Ave César com seu Hitler, que tinha modelo de atividade política centralizada e exercida por um Estado forte e dominante. A diferença entre Roma e Grécia era que os romanos tinham sobrenome e os gregos eram postulados como todos iguais, que a politica romana seria partícula e não para todos como na Grécia.

Para Cícero “o bom governante é o tutor que zela melhor pelos seus interesses dos seus pupilos do que pelos seus próprios”.

Já Maquiavel defendia uma politica que agradasse ao povo com simpatia, para não perder o poder a todo custo, pois não se ganhava, mas um reinado só por herança, podia ser rei por mérito ou ate mesmo se roubado .O que na verdade se caracterizava para ser príncipe  era a virtude que a pessoa tinha independente de quem fosse, com tanto que fizesse uma politica acessível a todos.

O príncipe de Maquiavel não podia ser bom nem ruim, ele é virtuoso  quando executar seu papel político, não podendo mas agradar somente os burgueses ,mas sim  ao povo ,sendo a cima de tudo principalmente justo.

“Um príncipe sábio, amando os homens como eles querem, e sendo por eles temido como ele quer, deve basear-se sobre o que é seu e não sobre o que é dos outros”.

Porém Marx defendia que o estado representava uma classe não a todas, onde ela é realizada e relativa ao Estado com existência das classes sócias, que o governo é deslocado para o Estado seria transferida para as classes. A questão básica para Maquiavel seria que da condição de ser governo, o que levaria a estudar o Estado. Para Marx, está seria sua grande novidade, o Estado representa uma classe seria preciso submeter-se ao comportamento e aos interesses manifestados nestas classes, pois a principal preocupação seria estudar as classes e as condições entre elas. Diz ele: “Que é a sociedade, qualquer que seja a sua forma? O produto da ação reciproca dos homens. Podem estes escolher livremente esta ou aquela forma social? Nada disso. A determinadas fases de desenvolvimento da produção, do comércio, do consumo correspondem determinadas formas de organização social, uma determinada organização de família, das camadas sociais ou das classes ;em síntese: uma determinada sociedade civil corresponde um determinado tipo de Estado politico , que não é mais do que a expressão oficial daquela’’.

O Estado politico cujo agente governo tem uma relação entre suas “classes sociais’’ entram na questão básica de Maquiavel “ como os governados podem ser torna governantes’’ passado para outra forma “como as classes dominadas podem ser tornar-se classes dominantes ’’ ?

Tendo a necessidade de estudar governantes e governados como atividade politica, com o estudo do funcionamento destas relações ocupou a maior parte da obra de Marx, seu resultado seria as relações determinadas, por exemplo, o proprietário da fazenda e de uma classe, e o camponês, de outra. Que as atividades politicas de Maquiavel precisariam levar em conta a logica entre a relação governante e governado, ao mesmo tempo Marx precisaria leva em conta relação entre classes, a do capital e da força do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (96.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com