TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Por:   •  15/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Criar um planejamento financeiro é fundamental para efetuar investimentos, aplicações ou qualquer outra função que auxilie no desenvolvimento econômico de uma empresa. Conhecer a situação atual em que a organização se encontra, ter ciência de quando ou onde investir, entender quais são seus direitos e obrigações, todos esses aspectos contribui para uma análise eficaz que gera consciência nas tomadas de decisões dentro da gestão empresarial. Por isso é importante que a administração financeira faça um planejamento, para não se perder durante as suas atividades econômicas.

Existe alguns passos que podem ser seguidos para desenvolver melhor o planejamento financeiro, são eles:

• Levantamento da real situação da organização

• Elaboração de projeções com diferentes cenários

• Construir um calendário financeiro

No primeiro procedimento para o planejamento há uma necessidade em delimitar as condições da empresa, apontar pontos positivos e negativos, analisar como estão no mercado de trabalho e não menos importante, usar de referência o balanço patrimonial, que define a posição atual da organização.

É importante fazer uma previsão de tudo aquilo que será utilizado no ciclo operacional da empresa, desde o recebimento da matéria-prima até o repasse ao consumidor final. Uma dica nessa etapa do planejamento financeiro seria fazer uso de uma ferramenta de gestão para controle orçamentário. Temos então a finalidade do segundo passo para o levantamento financeiro da organização. Mesmo sabendo que o futuro de uma empresa é incerto, principalmente quando ocorrem eventos que interferem na economia, é interessante prever cenários para evitar futuras quedas e até mesmo controlar a situação de uma possível quebra financeira.

Por último, é imprescindível que a organização estabeleça um calendário com os prazos das movimentações realizadas, com as despesas e os recebimentos e mais essencial ainda, que ele seja seguido, para que haja um controle e até mesmo uma organização de sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com