TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO FILME: “FRAGMENTADO”

Por:   •  22/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  1.878 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PSICOLOGIA

DISCENTES:

GIOCLÉZIA MIRANDA ALVES

GIONÉZIA ALVES DE MORAIS

CELESTE ALVES DA SILVA

RESUMO DO FILME: “FRAGMENTADO”

ALTAMIRA – PARÁ

2019

DISCENTES:

GIOCLÉZIA MIRANDA ALVES

GIONÉZIA ALVES DE MORAIS

CELESTE ALVES DA SILVA

RESENHA DO FILME: “FRAGMENTADO”

Trabalho apresentado à disciplina de Processos psicológicos básicos-do curso de Psicologia na Faculdade Serra Dourada como requisito para a obtenção de nota do primeiro semestre.

Orientadora: Prof.ª Kaillym Torres

ALTAMIRA – PARÁ

2019

        Resenha do filme: “fragmentado”

Um filme bastante complexo, com um enredo que gira em torno de Kevin, um homem que possui 23 personalidades distintas. O filme começa com o sequestro de três jovens estudantes, que estavam comemorando o aniversário de uma delas numa pizzaria, na saída elas são surpreendidas e dopadas por Kevin um pouco mais tarde elas acordam numa estrutura sombria parecendo um hospital abandonado e descobrem que ele só as raptou pois as consideravam impuras (pessoas que segundo ele nunca tinham sofrido). Sendo uma delas era Casey, que tem um destaque na trama por ter sido vítima de abuso infantil, mostrando aos expectadores através de flashbacks, sendo que essa sua experiência acaba influenciando a mesma a ter atitudes diferenciadas das outras meninas por ter desenvolvido algumas habilidades, como percepção, cautela e outros fatores de defesa que desenvolveu ao longo dos anos em que foi abusada, ou seja experimentava ao longo da trama emoções desencadeadas por estímulos significativos como afirma Papalia (2019):

“A emoção, segundo Mira y Lopez (1974), é uma alteração global da dinâmica pessoal, um movimento emergente, podendo representar uma tempestade anímica, que desconserta, comove e perturba o instável equilíbrio existencial”.

Kevin apresenta uma variação evolutiva do transtorno dissociativo de identidade, conseguindo variar essas personalidades com a força do pensamento. Em alguns momentos uma das personalidades dele mostra uma bondade momentânea como explicada por Papalia onde ele afirma que a emoção é um estado afetivo intenso, de curta duração, originando geralmente como reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes. O protagonista expressa emoções muito positivas como podemos conferir na cena quando o mesmo leva as meninas para jantar, sendo que essa emoção vai variando a qualquer momento, na cena onde ele prepara o lanche, a emoção dele sofreu uma excitação interna, pois ele demonstrou o sintoma de T.O.C, ele queria perfeição na montagem daquele sanduiche e queria precisão no corte que estava fazendo, nessa mesma cena ele muda de personalidade por uma personalidade agressiva, quando as meninas tentam fugir. Para Dalgalarrondo (2019):

 “Os sistemas de valência negativa incluem, por exemplo, respostas a situações aversivas, como resposta a ameaça aguda ou medo, resposta a ameaça potencial ou ansiedade, resposta a ameaça constate, experiências de perda e não recompensa frustrante.

Podemos ter como exemplo também a cena onde as meninas tentam fugir pelo teto, ele sentiu-se ameaçado, ansioso e tomou uma atitude agressiva de acordo com a situação agressiva do momento.

A cada cena do filme nos deparamos com novas personalidades, passando para nós os expectadores uma tensão forte, se podessemos ver nossa reação, veríamos nitidamente nossos comportamentos faciais específicos universalmente ligado as emoções como explicita Paul Ekman (1934) apud Dalgalarrondo (2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com