TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação de Geógrafos

Por:   •  19/11/2017  •  Dissertação  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

A expressão “globalização” surgiu na década de 1980, no entanto, é notável devido aos fatos históricos que desde muito tempo esse processo já tenha sido iniciado e vem transformando a sociedade no contexto humano, econômico e cultural. As mudanças ocorridas transformaram as relações comerciais e partir da Revolução Técnico-cientifica, que surgiu em 1970, tudo se intensificou, a forma de comunicação e negociação vem sofrendo mudanças mais expressivas desde então modificando o sistema de produção, expansão dos mercados e tornando as relações mais ágeis. Toda essa transformação foi de extrema importância para a evolução a nível mundial, mas também insere a desigualdade e exclusão social. Atualmente mercados mundiais importantes são dominados por um pequeno número de organizações que concentram o capital.

Não sou especialista no assunto, mas não é necessário que seja para saber que um tema de extrema importância a ser tratado é a desigualdade social. Este fator está ligado ao capitalismo desde o início da globalização, e vem aumentando, pois, a concentração do poder e renda está em mãos da minoria, as multinacionais por exemplo, espalham suas atividades ao redor do mundo onde os investimentos são direcionados conforme as vantagens que o país fornece, geralmente são países subdesenvolvidos que possuem matéria prima ou mão de obra barata, e seus centros administrativos permanecem em sua sede, desta forma obtém vantagens lucrativas para si concentrando suas riquezas.

Em consequência disso, a exclusão social está presente em todos os cantos do planeta, ”quem tem mais, pode mais”, e por isso países como EUA, que constrói muros na fronteira com México para solucionar os problemas, tomam medidas drásticas para impedir que pessoas menos favorecidas, tenham acesso ao seu território, a xenofobia. A globalização trouxe e traz até hoje muitas vantagens em múltiplos setores pois seu objetivo é o desenvolvimento, no entanto, essa não é a realidade atingida, trouxe consigo crises que desencadearam desemprego em massa, acompanhadas por grandes problemas de desintegração social.

Ou seja, a globalização transformou o mundo, apresentou novas realidades, proporcionou emprego e acesso a tecnologia para países menos desenvolvidos, riquezas para os países com potencial de investimento , mas juntamente com ela trouxe a desigualdade e a exclusão social, o capitalismo tornou-se o sistema dominante dividindo a humanidade em poucos ricos e muitos pobres, e em defesa da globalização é necessário lutar para que esta realidade mude, sem classes sociais e privilégios, que todos tenham acesso e direitos igualitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com