TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica - A violência contra crianças e adolescentes

Por:   •  11/12/2017  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  1.534 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                

                               FACULDADE CIDADE DE GUANHÃES

                                       CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Resenha critica

A violência contra crianças e adolescentes

Esta resenha crítica, fala sobre a violência contra crianças e adolescentes, aula de campo, disciplina direito e legislação social. Docente: Jair Gomes, discente: Jane Cleide rodrigues.

                                               

                                   

ALTO DO RODRIGUES/RN

2007

No porto de IAMA em Macau/RN, no dia 13 de julho de 2017, aconteceu a palestra referente aos 27 anos do estatuto da criança e adolescente (ECA), ministrada por Dr. Marcus Vinicius pereira júnior (juiz), da comarca de curras novos e Drª. Isabel Siqueira de Menezes (promotora de justiça), onde fez parte na mesa outras autoridades e teve a presença dos blogs da cidade.

Ao começar a Drª Isabel mostrou porcentagens referentes ao índice de violência contra a criança e adolescentes com físicas, abuso sexual, abandono, trabalho infantil, negligência familiar, ato infracional, evasão escolar e drogadicção entre outras, onde se vê a vulnerabilidade social.

        Dentre os tipos de Violência Intrafamiliar, a Violência Intrafamiliar Infantil é definida como aquela que acontece dentro da família ou até mesmo no lar onde a criança convive; cometida por algum parente ou pessoas que tenham função parental, ainda que sem laço de consanguinidade, e pode ser caracterizada de formas diferentes como: física, psicológica, sexual e negligência. Geralmente é mantida por meio das relações de subordinação e dominação e é um dos principais motivos para as crianças fugirem de casa e do convívio familiar (Williams, 2004).

Onde também foi mostrado que uma grande parte dos casos são denunciados por parte da própria família, CRAS, DIASQUE 100 e outros. Ao se pronunciar o Dr. Marcus Vinicius, mostra que políticas públicas tem que ser desenvolvidas com projetos e ações, falou sobre o fundo para infância e adolescência (FIA), mostrando as modificações que ocorreram nem curras novos, onde afirmou que Macau também tem uma conta referente ao FIA, e deixando um desafio para os gestores para eles fazes suas doações para o fundo na cidade de Macau, O FIA está previsto no ECA como uma diretriz de política de atendimento aos direitos infanto-juvenis. Os recursos são administrados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-Al). Entre as fontes de receita do FIA, está o repasse de parte do imposto de renda devido que poderá ser destinado diretamente as políticas sociais de garantias de direitos.    

Em vista dos argumentos apresentados só nos resta espera que os governantes se organizem para fazer suas doações e utilizem o FIA para mudar a realidade das crianças e adolescentes da cidade de Macau, que o índice de violência com este investimento caia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com