TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme a Grande Jogada

Por:   •  7/3/2021  •  Resenha  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

1- Subprime é um crédito de risco, concedido a um tomador que não oferece garantias suficientes para se beneficiar da taxa de juros mais vantajosa, com a crise econômica que ocorreu em 2008, a quebra de vários bancos graças a falta de pagamento das Hipotecas das casas aos quais esses subprimes estão ligados.

2- Transferências de créditos CDS e CDO.

3- A crise foi motivada pela concessão desenfreada de créditos imobiliários, através das empresas como a Fannie Mae e Freddie Mac, controladas pelo governo americano, assim como por falhas na regulação do sistema financeiro que permitia a transferência dos créditos hipotecários (CDS, CDO, etc.) em série, permitindo a transferência de riscos para outras contrapartes. CDO baseados nas hipotecas subprime, que foram avaliados com o grau máximo de segurança de investimento (AAA), por agências de avaliação de risco acima de qualquer suspeita, como a AIG e a Standard & Poor's. É o que explica como tais títulos se espalharam pelo mundo inteiro, intensificando a crise. Burry não acredita apenas na classificação de risco de calote dada pelos bancos e começa a investigar as casas hipotecadas. Quem são os donos? Qual a parcela de seus salários eles usam na hipoteca? Onde eles trabalham? Qual a taxa de inadimplência? Assim ele descobre que os bancos foram dando empréstimos com garantias de retorno cada vez mais frouxas. As taxas de juros cresciam em caso de inadimplência e tornavam as dívidas impagáveis. A base do mercado de hipotecas estava podre e o sistema havia crescido de maneira irresponsável.

4- Nesse cenário, incentivados pela desregulamentação, os bancos norte americanos acirraram a prática da alavancagem, elevando-a a margens nunca antes vistas, chegando, para exemplificar, ao inacreditável percentual de segurança (depósito compulsório) de 2%, 1%, ou até menos que isso, se consideradas as transações ocultas, não computadas nos registros contábeis dos bancos. Tornou-se comum no meio financeiro a adoção de práticas cada vez mais irresponsáveis, com a criação de inúmeras "inovações financeiras" de alto risco, muitas das quais aliadas a práticas de irregularidades, como fraude financeiras na avaliação de risco dos chamados títulos podres, derivativos, isso deixou que cidadãos pegassem empréstimos facilmente para adquirir bens. A exemplo da cena em que o personagem Mark Baum questiona uma cliente que pegou empréstimos com uma empresa e disse que possui 5 casas.

5- indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, porém esta própria incompetência os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros. Por isso que foi considerado apostar contra dinheiro “Burro” o mercado estava tão confiante e sem enxergar a bola de neve que eles mesmos causaram de juros e dividas impagáveis que não conseguiram enxergar um colapso na economia e achando que os loucos era quem estava contra o entendimento deles.

6- Lendo os contratos de apólices de seguros e hipotecas feitas pelos grandes bancos.

7- Significou apostar contra a economia americana por ser embasada na época por hipotecas como seu “principal” recurso. Os riscos eram de os investidores retirarem

seu dinheiro e assim zerar os valores dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com