TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia e Geopolitica

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 5][pic 6]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica                        

Curso: Química Bacharel

Professor: Agostinho S.

Nome do estudante: Érica Machado Cardoso

Data: 23/9/17

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o enunciado abaixo e responda aos seguintes questionamentos:

A intensificação da globalização econômica acirrou a concorrência na economia mundial durante as últimas décadas, trazendo para o debate das relações de mercado a chamada economia policêntrica. A partir deste novo contexto temos por característica fundamental a formação de blocos econômicos, os quais a União Europeia foi o pioneiro, ainda na conjuntura da Guerra Fria.

A partir do enunciado apresentado e dos materiais estudados, elabore um texto de aproximadamente 30 linhas (8 a 10 linhas para cada item) que contempla os seguintes itens:

  • De que forma um processo de integração afeta a soberania de um Estado determinado e quais impactos diretos ou indiretos você seria capaz de identificar em decorrência de um processo de integração?

Com a criação de áreas livres de comércio entre alguns países, vem gerando polêmicas, dúvidas e discussões.  Para alguns, a partir do momento em que determinado país escolher aderir a um processo de integração econômica, ocorre à perda da sua soberania, enquanto que outro segmento vê na formação de blocos econômicos um passo natural no processo de liberalização do comércio internacional.

Os blocos econômicos são associações de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si, como circulação livre de mercadorias, diminuição de impostos, etc. Esse processo se inicia com a extinção de tarifas comerciais e pode chegar, no limite, ao fim de fronteiras. Assim, o Estado de forma individual não consegue ter controle destes processos.

Os que se espera de impactos diretos e indiretos oriundos da formação de blocos econômicos são: intensificação econômica e uma maior flexibilização comercial com os países integrantes.

  • 2) Como o acirramento da concorrência na economia mundial afetou a noção do desenvolvimento sustentável, que significa que o crescimento deve ser conduzido de forma a permitir a reciclagem dos recursos físicos e a manutenção de níveis mínimos de poluição na terra?

Atualmente a atividade econômica da sociedade humana a nível global ameaça os equilíbrios naturais planetários e está a conduzir ao esgotamento dos recursos naturais. Quanto maior a concorrência, maior será a disponibilidade desses serviços, obtendo como consequência a grande utilização dos recursos físicos. O desenvolvimento sustentável, diz que o crescimento deve ser conduzido de forma a permitir a reciclagem de recursos físicos e manutenção de níveis mínimos de poluição, só que isso nem sempre acontece. Há uma grande utilização destes recursos físicos sem a preocupação de poder recuperar esses recursos utilizados, pensando assim, só na economia e não no meio ambiente pelo vasto dano provocado.  Atualmente as empresas veem se preocupando com a sustentabilidade, onde já há uma preocupação das mesmas, devido aos rejeitos do processo produtivo ou dos danos que a mesma produz na natureza. Mesmo assim, ainda não é o suficiente para que possa suprir todo o dano provocado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com