TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de Última Geração e Elevado Custo

Por:   •  16/10/2017  •  Artigo  •  4.995 Palavras (20 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 20

Tecnologia de Última Geração e Elevado Custo, Muitas Vezes não Trazem Resultados Esperados para as Organizações[1]

The Latest Technology and High Cost Often do not Bring Expected Results for Organizations

Maria Alice Guedes Porto

Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social (FVC/CEPEV)

Anselmo Alves Bandeira

Doutor e Mestre em Engenharia da Produção (Escola Politécnica da USP)

Professor Adjunto DE (UFBA)

Resumo

Este trabalho procura apresentar uma análise do contexto de Sistemas de informações na Era do Conhecimento. Deste modo, buscar-se-á avaliar se sistemas arquitetados com tecnologia de última geração e de elevado custo de desenvolvimento e implantação, muitas vezes podem não trazer resultados esperados para as organizações. Um fator importante que os gestores devem levar em consideração é a comunicação e o compartilhamento da informação do conhecimento dentro das organizações. Fatores estes, muito mais importantes do que a tecnologia, por conseguinte, o compartilhamento da informação promove a construção e ampliação contínua do conhecimento, visto que o ser humano representa um papel essencial na Tecnologia da Informação, porque é quem detém o conhecimento. Deste modo, o conhecimento dentro das organizações, leva aos administradores a percepção correta acerca do processo decisório.

Palavras Chave: Conhecimento; Informação; Ser humano.

Abstract
This paper aims to present an analysis of the context of Information Systems in the Knowledge Era. Thus, the aim will be to assess whether the systems architected with the latest technology and high cost of development and deployment, often can not bring expected results for the organizations. An important factor that managers must take into consideration is the communication and sharing of knowledge information within organizations. Factors which are far more important than technology, therefore, the sharing of information promotes the construction and continued expansion of knowledge, since the human has a key role in Information Technology, because it is who has the knowledge.  Thus, the knowledge within organizations, leading the  administrators to correct perception about the decision make.


Keywords: Knowledg;  Information; Human.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente vive-se a era do conhecimento, considerado diferencial para ganhos de vantagem competitiva das organizações. (Nonaka e Takeuchi, 1997). Contudo, para que o conhecimento possa ser compartilhado, é imperativo a conscientização por parte dos gestores sobre esta necessidade, para a própria sobrevivência das organizações.

O conhecimento e a informação são pilares que sustentam as economias geradoras de riqueza. (Laudon & Laudon, 1999). Deste modo, é através do conhecimento dos funcionários, que as organizações vão em busca da eficiência da gestão, desenvolvendo novas tecnologias, novos produtos e serviços, antecipando-se às necessidades dos clientes, sustentando a vantagem competitiva.

O processo produtivo passa a funcionar baseado na informação e no conhecimento, sendo estes dois fatores, cruciais para o aperfeiçoamento contínuo da eficácia nas atividades das organizações.

Informação e conhecimento são extremamente importantes para as organizações. Apesar do desenvolvimento e aperfeiçoamento da tecnologia, o gerenciamento eficaz do conhecimento apenas ocorrerá se houver uma mudança comportamental, cultural e organizacional. (DAVENPORT E PRUSAK 1998).

Hoje em dia, as transformações sociais, políticas e econômicas que vem ocorrendo, assim como as pressões sofridas de todas as partes pelas organizações, colocam em questão os processos produtivos e decisórios, obrigando as organizações a adaptar-se aos novos tempos.

Dentro desse contexto de incertezas e descontinuidade, as organizações empenham-se em valorizar, cada vez mais, a tecnologia, com a errônea idéia de que, deste modo, obterão melhores resultados. Porém, nem sempre é assim. Quem leva a informação para dentro das organizações e administra é o ser humano; quem detém o conhecimento é o ser humano. A informação, sem a correta interpretação, que, só quem pode dar são as pessoas, não agrega valor para tomadas de decisão, ainda que a tecnologia seja a mais cara e de ultima geração.

Este trabalho procura analisar o se valor concedido à tecnologia nas organizações, é, de fato, mais importante do que a valorização do ser humano, no processo produtivo e decisório.

1.1 OBJETIVOS

O presente trabalho tem por objetivo geral analisar a valorização excessiva da tecnologia, que vem sendo concedida, em detrimento à valorização da informação e do conhecimento nas organizações, tendo o ser humano como centro, na concepção da informação e do conhecimento.  O trabalho tem como objetivos específicos:

  • analisar até que ponto o valor concedido à tecnologia nas organizações é mais importante do que a valorização da informação e do conhecimento;
  • analisar a importância do ser humano na geração da informação e o conhecimento para as organizações.

2 SER HUMANO E TECNOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

O presente trabalho fundamenta-se a literatura existente sobre de sistemas de informação, e, considera, além da tecnologia, a importância do ser humano nas organizações.

Em plena era do conhecimento, somos constantemente bombardeados por todos os tipos de informação, vindas de todos os lugares do planeta. Dentro destas, a informática é a que exerce maior atração nas pessoas, dentro e fora das organizações. No presente trabalho, os autores se deterão apenas no ambiente organizacional.

As organizações são como sistemas abertos, portanto, sofrem as pressões do ambiente externo. (Bio, 1985). Cada vez mais, turbulento e competitivo, este ambiente gera a necessidade de grande habilidade das organizações, na adaptação ao processo de mudanças continuas para conseguirem sobreviver.

Dentro desse contexto, as empresas primam pela aquisição de equipamentos e programas de informática de última geração e elevado custo, atribuindo uma importância muito maior à tecnologia do que à informação. Porém, essa tecnologia, por melhor, mais atual e mais cara que seja não servirá de nada se seus usuários não souberem como utilizá-la de forma adequada, na transmissão e compartilhamento da informação e do conhecimento nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (342.8 Kb)   docx (161.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com