TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens da terceirização para as Empresas

Artigo: Vantagens da terceirização para as Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Artigo  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

No mundo moderno, terceirizar é sinônimo de qualidade e produtividade. Prática comum à enorme maioria das empresas grandes e médias, já se faz presente, também, nas pequenas empresas que pretendem racionalizar custos e focar seus melhores esforços em suas operações.

É fato que a terceirização é um processo crescente no âmbito da

gestão empresarial tanto no setor privado quanto público. No setor privado, a

terceirização é uma ferramenta que possibilita as organizações concentrarem seus esforços em suas atividades fim, isto é, o objetivo principal da empresa. No setor público, além desse benefício, a terceirização permite ao estado a redução de seus quadros de funcionários e os consequentes gastos com encargos sociais, trabalhistas e planos de carreira.

Vantagens da terceirização para as Empresas:

Práticas que tentam aperfeiçoar o processo produtivo, acelerando a produção, eliminando estoques e reduzindo custos As empresas buscam melhorar a qualidade de seus serviços e produtos concentrando-se em suas atividades-fim, com o objetivo de ganhar maior competitividade nos respectivos setores econômicos.

Delegação a outras empresas especializada da execução de serviços da atividade-meio, denominada terceirização licita, exemplos: a limpeza, a vigilância, a manutenção de maquinário etc...

Concentração das atividades secundárias da empresa. Visão de acabar com desvantagens de suas responsabilidades perante os direitos trabalhistas dos trabalhadores.

A diminuição com mão-de-obra, uma vez que os empregados da empresa contratada não integram a mesma categoria profissional dos empregados da contratante.

Desvantagens da terceirização :

Dissocia-se a relação econômica de trabalho da relação que lhe seria correspondente.

As jornadas mais extensas e as condições de saúde e segurança mais precárias, as empresas menores, por serem menos visíveis, fazem o serviço sujo para as grandes, sonegando direitos e propondo contratos mais baratos (e por isso mais atraentes), essa realidade é ainda mais visível quando a grande empresa expulsa trabalhadores e os reaproveitar através das pequenas, em condições mais precárias

A terceirização afeta os terceirizados, que em geral trabalham em condições mais precárias; os permanentes, cujos salários, por isso mesmo, tendem a se aviltar; e às vezes a própria empresa tomadora, que além de lidar com o embate histórico entre capital e trabalho, vê-se a braços com um conflito inédito entre trabalho e trabalho

Aumenta a rotatividade de mão de obra e os níveis de desemprego

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com