TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Macroambiente Econômicos

Por:   •  21/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

2.3. Análise Macroambiente

Econômicos

Segundo levantamento da Eromonito, o Brasil é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo. O volume de vendas atingiu aproximadamente US$ 27,5 bilhões em 2017, com previsão para aumentar expansivamente até o ano de 2020.

Segundo dados da ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não alcoólicas), em 2015 o volume de produção de sucos naturais no Brasil foi de 1.258.103 Litros. Ou seja, podemos perceber que esse é um mercado altamente lucrativo, levando em conta que antigamente os sucos industrializados era vendidos apenas para pessoas de renda A e B, com esse aumento, ouve a redução do custo dos produtos considerados mais saudades e consequentemente o aumento de compra pelas classes C.

Políticos-legais

Destacamos as principais legislações que tratam sobre bebidas em âmbito nacional (BRASIL, 2017b):

• BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994. Dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas, autoriza a criação da Comissão Intersetorial de Bebidas e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 jul. 1994. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2017.

• O decreto 6871/2009 regulamenta a lei citada anteriormente, isso significa que esse documento fornece mais detalhes sobre como a lei será aplicada. Ele classifica, por exemplo, os estabelecimentos envolvidos na cadeia produtiva de bebidas e, além disso, também fornece mais informações sobre como o registro dos estabelecimentos e bebidas devem ser feitos. O decreto pode ser encontrado a seguir (BRASIL, 2009; SOUZA, 2014):

• A lei 8918/1994 estabelece que o registro e fiscalização de 28 bebidas e estabelecimentos fabricantes deverão ser realizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos órgãos estaduais registrados por esse ministério. Além disso, ela determina sanções aplicadas aos produtores que infringirem essa lei, que pode ser encontrada a seguir (BRASIL, 1994):

Socioculturais

A fermentação promove diversos efeitos positivos para o corpo humano.

• Auxiliando na diminuição da disbiose intestinal.

• Contribuindo na desintoxicação do fígado.

• Acidificando o estômago e permitindo com que o ácido acético ajude na atividade das enzimas gástricas e na digestão dos alimentos mais complexos e “pesados”.

Tecnológicos

O processo de preparo do Booz Kombucha™ é dividido em 2 etapas e pode levar até 4 semanas para que ele esteja pronto para o consumo.
Na primeira, utilizamos pequenos fermentadores de vidro de 3 litros onde ocorrem diversos processos metabólicos em que os microorganismos do SCOBY (do inglês Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras) convertem os carboidratos do açúcar orgânico e a cafeína do chá verde em ácidos orgânicos ricos em nutrientes, enzimas digestivas e vitaminas do complexo B. Esse primeiro processo dura entre 14 e 20 dias.
Na etapa secundária de fermentação é onde nossa Booz Kombucha™ recebe a saborização e descansa fora da refrigeração por mais alguns dias, é ai que se completam os processos biológicos e onde a gaseificação acontece de forma natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com