TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Integrada

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO

O trabalho acadêmico realizado pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade UNIME consiste em analisar os fundamentos e aplicações da Comunicação Integrada na empresa PaperCliQ. Além disso, será possível identificar os prejuízos causados pela falta de comunicação entre a empresa e os diversos públicos com os quais ela se relaciona e propor soluções para a melhoria da sua comunicação.

Em uma entrevista para o Programa Videoblitz, disponível na internet, Margarida Kunsch (2003) define a comunicação integrada como “uma visão holística das várias modalidades da comunicação que é produzida nas organizações, podendo ser entendida como uma junção da comunicação institucional, interna, administrativa e mercadológica”.

A realização deste trabalho possui uma relevância acadêmica do ponto de vista de aquisição de conhecimento não apenas teórico, mas principalmente, prático sobre o assunto, além do mais, com o cumprimento do mesmo, a PaperCliQ contará com uma análise sobre a atual comunicação realizada pela empresa, podendo assim vir a utilizar as soluções propostas em nosso plano de comunicação organizacional integrada.

Para o desenvolvimento deste estudo, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica através de coleta de dados indireta. Segundo Marconi e Lakatos (1992, p.43), “a pesquisa bibliográfica é o primeiro passo de toda a pesquisa científica, auxiliando o cientista na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações [...]”. Posteriormente foi utilizada a pesquisa de campo, onde visitamos a PaperCliQ com o objetivo de colher informações pertinentes da empresa. Segundo Marconi e Lakatos (1992, p.44), “a pesquisa de campo é uma forma de levantamento de dados no próprio local onde ocorrem os fenômenos, através da observação direta, entrevistas e medidas de opinião”.

Por último foi realizada uma entrevista não estruturada com os funcionários da PaperCliQ: Jonath Ferreira e Monique Santos. Essa entrevista foi composta por questões abertas, estabelecendo uma conversação informal. Segundo Marconi e Lakatos (2003, p.197), na entrevista despadronizada ou não estruturada em geral, as perguntas são abertas e podem ser respondidas dentro de uma conversação informal.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Hoje em dia, muito se discute sobre Comunicação Organizacional Integrada, mas poucos sabem o real significado e importância da mesma para uma empresa e/ou organização. Segundo Kunsch (2003, p. 150), a Comunicação Organizacional Integrada é uma “filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica”. Ela ainda afirma que para existir essa sinergia é necessária a junção das comunicações administrativas, internas, mercadológicas e institucionais que formam o composto da comunicação organizacional.

A comunicação administrativa sob a ótica de Kunsch (2003) ocorre no âmbito das funções administrativas “permitindo viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes”.

A comunicação interna segundo Kunsch (1995, p.181) é “um setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados”.

Kunsch (2003) ainda descreve que a comunicação mercadológica “é responsável por toda a produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em vista a divulgação publicitária dos produtos ou serviços de uma empresa”.

Por fim, a comunicação institucional, segundo Castro Neves (2000) se dirige principalmente para os formadores de opinião e a opinião pública em geral, já que são responsáveis pela formação da identidade e imagem positiva de uma instituição, relacionando com a missão, visão e valores da organização.

Mesmo com toda essa sinergia entre as comunicações, toda e qualquer empresa está sujeita a crises empresariais, As crises podem ocorrer por desastres naturais e/ou por negligência – erro humano, ocorrendo principalmente pela falta de comunicação ou a inexistência da mesma. O autor Argenti (2006) destaca que algumas características das crises empresariais são: o elemento surpresa, informações insuficientes, ritmo acelerado e investigação detalhada.

  1. EMPRESA

A PaperCliQ, Agência de Comunicação e Estratégia Digital, surgiu em 11 de Setembro de 2009 da união entre dois amigos de Faculdade: Tarcísio Silva e Marcel Ayres. No início as criações detinham-se em proporcionar pequenas soluções que pudessem unir o mercado de publicidade off-line com o mercado online. Aos poucos, a percepção de que o mercado de internet precisava de mais, fez com que os parceiros quisessem expandir o projeto. 

Em menos de 10 meses, a agência já obtinha destaque das demais por possuir expertise teórica e prática - âmbitos síncronos e indissociáveis - dentro da comunicação digital. Atualmente a agência encontra-se localizada na Avenida Tancredo Neves, 939 - Caminho das Árvores, Ed. Esplanada Tower, nº 1204.  Salvador-BA. CEP: 41820-02. 

A PaperCliQ tem como foco concretizar os objetivos e metas de seus clientes nas Mídias Sociais, com base em estratégia, inovação e criatividade, atuando através de três eixos complementares que, juntos, através de serviços especializados, reforçam o conceito de Comunicação e Estratégia Digital. São eles: Ensino e Treinamento, Pesquisa e Análise e Estratégia e Tática.

Com relação ao mercado podemos citar como seus principais clientes: Richester, SENAI, Xarmonix, Véli RH, Cheiro de Pizza, DesenBahia, Grupo LM, UNIJORGE e o Sistema FIEB. E os seus concorrentes diretos correspondem à: BeeWeb Agência Digital, Dizain - Presença Digital, Grupo A2, A Salve! Digital, Inove Criações e Inovação Web, Marcativa e a SetWeb.

  • Identidade visual da empresa:[pic 1]
  • Organograma:

[pic 2]

  1. ANÁLIZE DA COMUNICAÇÃO DA EMPRESA

Os fluxos de comunicação dentro das empresas variam muito conforme as tecnologias utilizadas e a sua estrutura organizacional. Segundo Kunsch (2003, p. 84) “os fluxos mais comumente citados são os descendentes ou verticais, os ascendentes e os horizontais ou laterais.”.  Além desses, existem os fluxos transversais e circulares.

 Baseada nessas definições e com as informações obtidas da entrevista realizada com dois funcionários da PaperCliQ, Jonath Ferreira e Monique Santos, detectamos que a comunicação da PaperCliQ é de forma horizontal. Segundo Kunsch (2003, p. 85) “no fluxo horizontal ou lateral a comunicação ocorre no mesmo nível. É a comunicação entre os pares e as pessoas situadas em posições hierárquicas semelhantes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (282.5 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com