TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRATÉGIA DA KODAK AO LANÇAR A MARCA FUNTIME

Por:   •  10/4/2018  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Titulo do caso: A Eastman Kodak Company: o filme Funtime

  1. QUAL A ESTRATÉGIA DA KODAK AO LANÇAR A MARCA FUNTIME? ELA FOI BEM SUCEDIDA?

A marca Funtime veio para entrar em um nicho do mercado, de produtos com uma qualidade um pouco menor, dominadas pela Fugi e Konica. A idéia foi introduzir este produto com um preço menor do seu produto principal – o Kodak gold, para recuperar a porcentagem de vendas que havia perdido nos últimos anos.

A ideia seria boa, desde que os consumidores fossem informados dela, mostrando sua segunda linha de produtos com suas vantagens diante das concorrentes. Ter um produto mais competitivo e de acordo com as exigências do mercado é uma estratégia positiva, mas seria necessário reafirmar no mercado a superioridade do seu produto principal evitando assim, perder sua cota de consumidores já conquistadas para ele mesmo, mas num preço menor.

Não ter o produto todo o tempo no mercado dá margem para o consumidor procurar a concorrência, que tem preço e qualidade similar, além de já estarem com seu mercado conquistado.

  1. COMENTE TRÊS ASPECTOS DO PLANO DE MARKETING DA FUNTIME.

a) Não vender o produto todo o ano – Como existiam vários produtos similares, nos períodos em que o Funtime não está disponível, o cliente vai comprar o produto do concorrente com as mesmas características e disponível full time. O cliente não fideliza a marca, por não encontrar sempre que procura.

b) Não investir em publicidade – Propaganda é uma ferramenta indispensável para um produto novo, entrando em um mercado com outras marcas já estabilizadas. Somando ao fato do produto não ficar todo o tempo disponível para compra, não investir em publicidade faria o produto cair em esquecimento.

c) Disponibilização do produto em todos os tipos de comércio – Uma ótima estratégia por fazer seu produto chegar àqueles consumidores que antes não compravam marca Kodak pelo seu preço, mas sozinha, não garante o sucesso de venda.

  1. VOCÊ ACREDITA QUE A KODAK GANHOU OU PERDEU PARTICIPAÇÃO DE MRCADO COM A IMPLEMENTAÇÃO DA FUNTIME? PORQUE?

Acho que acabou perdendo investimento e posição no mercado.

Se fosse feito um trabalho de propaganda desse produto, fixando a marca na mente do consumidor, teriam conquistado uma bela fatia de mercado. Com a venda sazonal, o consumidor não tinha motivos para mudar de marca e não usar mais a concorrente, que possuía a mesma qualidade e estava disponível todo o tempo. Ligar a marca KODAK ao seu novo produto seria peça chave e um diferencial que seria levado em conta pelo consumidor final. Acho que essa estratégia acabou fortalecendo as marcas concorrentes .

  1. QUAIS OUTROS ASPECTOS NO VAREJO DEVEM SER CONSIDERADOS EM UM UNIVERSO ALTAMENTE COMPETITIVO COMO O DE FILMES?

Segmentação de mercado

Oferta do produto todo o tempo e em locais diferentes, respeitando o perfil do consumidor

Comunicação com o cliente, mostrando para aquela nova fatia de consumidores que não usavam a marca KODAK por considerar mais cara, que agora eles também poderiam ter a opção de ter um produto na marca KODAK com a qualidade e características iguais as que eles estavam acostumados a comprar. Também realçaria seu produto chefe, o KODAK GOLD, para aqueles clientes com um poder aquisitivo maior que queriam ter um produto diferenciado, com mais qualidade que os oferecidos pelos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com