TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa em Análise é a O Boticário

Por:   •  17/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.977 Palavras (12 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 12

1.A EMPRESA

1.1 NOME

              A empresa em análise é a O Boticário

1.2 DEFINIÇÃO

              Com um portfólio com mais de 1.100 produtos, O Boticário oferece soluções completas em cosméticos, maquiagem e perfumaria. A empresa é uma das maiores redes de franquia do Brasil e a maior do mundo em perfumaria e cosméticos, com cerca de 3.750 lojas no Brasil e presente em outros oito países. Esse ano, a empresa foi reconhecida como a líder do mercado nacional de perfumaria e a vice-líder da categoria de maquiagem.

1.3 HISTÓRICO

              O Boticário começou sua história em 1977 como uma pequena farmácia de manipulação no Centro de Curitiba (PR). Hoje é uma das grandes empresas de cosméticos do Brasil e a maior rede de franquias do setor em todo o mundo. Entre empregos diretos e indiretos, o Boticário gera em torno de 14 mil vagas. Só a fábrica, localizada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, tem cerca de 1,2 mil funcionários. Atualmente, a linha de produtos do Boticário conta com aproximadamente 600 itens, divididos entre cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, maquiagem, perfumes, desodorantes, sabonetes e shampoos.

1.4 APARÊNCIA FÍSICA

              Em 2014, foi realizado um repacking para o Malbec, fragrância masculina do Boticário e item mais vendido do portfólio da marca. O prejuízo reduziu de oito para cinco os itens necessários para montagem da embalagem. Essa alteração possibilitou que um único fornecedor encaminhe a tampa com válvula já montada para as fábricas, resultando em otimização logística. Isso também diminuiu a quantidade de caixas de papelão, bandejas e sacos plásticos necessários para o transporte e armazenamento desse item. O resultado é uma redução de 25% no volume de resíduos gerados na produção do perfume. Para se ter uma ideia do impacto, a quantidade de papelão que deixa de ser usado equivale a, aproximadamente, 50 árvores por mês. Já a de plástico economiza o equivalente a 2 mil litros de petróleo, mensalmente.

1.5 EMBALAGEM

              Um dos desafios é garantir a qualidade dos produtos das unidades de negócio e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental e social na cadeia de valor. O empenho para atingir esse objetivo pode ser observado em projetos realizados em 2014, que levaram 68 itens do portfólio à redução das embalagens, diminuindo em 14% a quantidade de material. Em outra iniciativa, de repacking da Malbec de O Boticário, a redução do número de itens usados na montagem da embalagem caiu de oito para cinco, diminuindo a quantidade de caixas de papelão, bandejas e sacos plásticos necessários para o transporte e armazenamento desse item, com uma redução de 25% no volume de resíduos gerados.

              A campanha da Boticário também se preocupa com o descarte das embalagens. Por isso, conta com o Programa de Reciclagem de Embalagens nas lojas e Centrais de Serviços (CSs) de todas as unidades de negócios, escritórios corporativos e áreas operacionais. E para garantir a destinação correta desses resíduos, a organização mantém estreitas parcerias nos procedimentos de logística reversa: franqueados e equipes de vendas, transportadoras e cooperativas de reciclagem.

1.6 PREÇO E TENDENCIA – AUMENTO, ESTABILIZAÇÃO E REDUÇÃO

              Evolução das lojas da marca O Boticário no Brasil nos últimos anos:

Lojas em 2000: 1.945

Lojas em 2001: 2.082

Lojas em 2002: 2.187

Lojas em 2003: 2.215

Lojas em 2004: 2.317

Lojas em 2005: 2.367

Lojas em 2006: 2.382

Lojas em 2007: 2.465

              Faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2007. Em suas fábricas, em São José dos Pinhais, atendem 2.459 lojas no país sendo que 44 são unidades próprias e 2.415 franquiadas – é a maior franquia em número de lojas do Brasil

1.7 VANTAGENS

              O Programa Fidelidade evoluiu e se transformou no Clube Viva O Boticário. Uma evolução para trazer muito mais benefícios e vantagens. No Clube Viva O Boticário, a mecânica já conhecida continua: R$ 1,00 = 1 ponto. Com apenas 100 pontos, já é possível trocar por até 20% de desconto nas lojas. O saldo de pontos atual se mantém, e o melhor: agora não precisa mais levar o Cartão Fidelidade para trocar os pontos por descontos — basta apresentar o CPF.

              As novidades não param por aí. Agora tem um canal personalizado para consultar pontos, conhecer lançamentos em primeira mão e participar de promoções exclusivas. E mais: O cliente ainda recebe um conteúdo selecionado de acordo com o seu perfil e ganha prêmios digitais ao interagir com os canais de O Boticário.

1.8 DESVANTAGENS

1.8.1 Desvantagens de abrir uma franquia: Não há liberdade em divulgação

              Já sabemos que é uma das vantagens em abrir uma franquia é não precisar ficar se preocupando com as campanhas de marketing, mas para algumas pessoas isso pode acabar não se tornando uma vantagem. Para quem gosta de divulgar sua própria marca ou gosta de interagir com os seus clientes, isso pode ser um problema. Dentre as regras da maior parte das franquias, há a regra de limitação de divulgação, ou seja, o dono de uma franquia de lanchonete, por exemplo, não poderá criar um site para a sua própria franquia, ou criar algum tipo de promoção relâmpago, caso o dono da franquia faça isso, ele poderá acabar perdendo o direito de ser usar a marca da franquia e ainda poderá pagar multa por rescindir o contrato.

1.8.2 A marca sugere o preço de venda

              Se para o seu nicho de mercado está faltando boas promoções para subir as vendas, infelizmente você não poderá fazer isso caso você for dono de uma franquia. Você não poderá alterar o valor de seus produtos nem que seja por um dia da semana. Contudo, o franqueador faz todo o cálculo de custo e coloca os preços com uma alta margem de lucro para o franqueado, o que também é uma vantagem. O problema é que em alguns casos, baixar o preço dos seus produtos pode ser uma boa oportunidade para vender mais, e infelizmente algumas franquias não permitem isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com