TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO DA MÍDIA EM UMA AGÊNCIA PUBLICITÁRIA

Por:   •  26/9/2018  •  Artigo  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

FUNÇÃO DA MÍDIA EM UMA AGÊNCIA PUBLICITÁRIA

João Henrique Evangelista Costa

Cuiabá

2017


JOÃO HENRIQUE EVANGELISTA COSTA

FUNÇÃO DA MÍDIA EM UMA AGÊNCIA PUBLICITÁRIA

Trabalho apresentado à disciplina Normas ABNT, ministrada pela Profª Drª Hélia Vannucchi e à disciplina Fundamentos de Publicidade e Propaganda ministrada pelo profº Aclyse de Mattos como exigência parcial para conclusão do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal do Mato Grosso.

Cuiabá

2017

RESUMO

        Em uma agência de publicidade e propaganda é essencial o departamento de mídia e seus profissionais, este artigo explica de uma maneira simples e bem exemplificada as funções e definições de mídia em uma agência de publicidade e propaganda.

O artigo trata sobre o conceito e função da mídia nas agências publicitárias atuais, trata-se sobre o conceito geral de mídia e diferenciações entre mídia tradicional e mídia digital, e como o profissional de mídia trabalha com as mesmas.  

Palavras-chave: conceitos; funções; mídia; pesquisa;

        


Sumário

RESUMO        2

INTRODUÇÃO        4

O QUE É MÍDIA        4

QUAL A FUNÇÃO DO PROFISSIONAL DE MÍDIA        5

PESQUISA EM MÍDIA        7

TARGET        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

ÍNDICE DE FIGURAS, QUADROS E TABELAS

Figura 1-        Meios de mídia mais comuns atualmente.        4

Figura 2-        Exemplo de mídia digital        6

Figura 3-        Exemplo de mídia analógica        6

Quadro 1-        Diferenças básicas entre digital e tradicional.        7

Quadro 2-        Características principais ao saber do Target        9


INTRODUÇÃO

        A mídia desde que inventada, sempre foi um meio muito popular no mundo todo e se popularizou muito rapidamente em todo o globo, ela pode ser usada para diferentes objetivos finais, como por exemplo, informação, entretenimento, educação e o que este artigo trará como principal, que é a publicidade e propaganda, a mesma é uma forma de aproveitar a audiência gerada pelos outros objetivos citados.

O QUE É MÍDIA

Mídia no conceito geral da palavra se define como o conjunto dos diversos meios de comunicação, que possui o objetivo de levar informações e conteúdos ao público. São variadas as plataformas que podemos caracterizar como mídia, como por exemplo, revistas, jornais, televisão, rádio, internet...

  1. Meios de mídia mais comuns atualmente.

[pic 1]

Fonte: artmixweb

Em uma agência de publicidade, o departamento de mídia fica responsável por determinar o veículo de comunicação mais efetivo para transmitir a mensagem da melhor forma possível para o consumidor, com o custo mais eficiente.


QUAL A FUNÇÃO DO PROFISSIONAL DE MÍDIA

        Os profissionais que trabalham no departamento de mídia de uma agência possuem funções essenciais para realizar um bom trabalho.

Eles precisam determinar onde o consumidor será mais receptivo a mensagem. Por exemplo (bem simples), se a propaganda a ser feita é de um novo sanduíche de uma empresa “x”, qual a melhor forma de anunciar isso nos meios de comunicação?  Com certeza seria mais efetivo em meios de comunicação visual, do que simplesmente em uma rádio... Pois o determinado produto quando visto pelo consumidor, terá um maior impacto do que simplesmente ser ouvido pelo mesmo.

Nessa função de determinar o meio mais efetivo, ele dependendo da verba disponível irá fazer o seu “mix de mídia” para veicular a comunicação com o custo mais eficiente no mais eficaz ambiente. E o que seria o mix de mídia, seria simplesmente os meios de comunicação que o profissional de mídia selecionou para ser feito a campanha. Voltando no exemplo anterior, se o profissional definiu que ele precisa utilizar meios visuais para causar um maior impacto, ele vai selecionar por exemplo, outdoor, tv e um anuncio na internet. Esses 3 meios de comunicação são o mix de mídia selecionado pelo profissional.

Só que a função do profissional vai além de simplesmente selecionar o meio mais eficiente, ele precisa saber o melhor momento de colocar o anúncio no ar, para assim atingir os objetivos e atender as expectativas do marketing. Pra isso eles precisam analisar todo o mercado em volta e a dinâmica da concorrência, para então assim, conseguir colocara a mensagem no lugar certo e na hora certa.

O profissional de mídia também deve ficar muito atento sobre os meios de comunicação que será utilizado, pois eles mudam suas dinâmicas constantemente, hoje, por exemplo, já é dividido os meios de comunicação entre mídia eletrônica e mídia analógica. A diferença básica e essencial entre um e outro é que, na mídia eletrônica, você consegue obter o feedback do consumidor, enquanto a mídia analógica, que são geralmente classificadas como “mídias tradicionais” o feedback e/ou interação é algo impossibilitado, pois o consumidor recebe e fica por isso mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (214.5 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com