TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Força da Marca

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

A Força da Marca

nas relações de consumo

Novembro/2016

[pic 2]


[pic 3]


Elaborado por: Marcelo Rocha Pontes

Disciplina: Gestão de Portfólio e Marcas

Turma: GPORTEAD-24

Sumário

Introdução        5

Desenvolvimento        5

Competitividade        6

Posicionamento de preço        7

Processo de decisão de compra        7

Relacionamento com fornecedores e intermediários de distribuição        8

Considerações finais e recomendações        9

Referências bibliográficas        10

Introdução

As empresas se diferenciam entre si não só pelos seus serviços e produtos, mas por uma identificação única, seja ela visual, sonora ou através de símbolos, essa identidade chama-se marca.

A American Marketing Association define marca como "um nome, sinal, símbolo ou desenho, ou combinação dos mesmos, que pretende identificar os bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los daqueles dos concorrentes" (PINHO, 1996).

Essa marca deve ter uma personalidade bem definida, criatividade e uma excelente estratégia comercial para seduzir seus consumidores. Estruturada com essas características, a marca será responsável por uma maior aceitação dos produtos, além de agregar valor, que levará esses consumidores não só a pagar mais pelos produtos ou serviços e elevar a imagem da empresa, mas também indicá-los a possíveis novos consumidores.

A marca tem uma importância tão grande nos dias de hoje, que em muitos casos chegam a valer muito mais que os produtos ou serviços de uma empresa.

O objetivo desse trabalho é analisar a importância de uma marca sólida nas relações de consumo e as vantagens dessa força em relação à competitividade, posicionamento de preço, processo de decisão de compra e relacionamento com fornecedores e distribuidores.

Desenvolvimento

Quando uma empresa nasce, uma das maiores dificuldades é a de conquistar clientes, fazer com que eles se interessem por um novo produto ou serviço sem conhecê-los, mesmo que sejam de alta qualidade. Isso acontece por causa do desconhecimento da marca, do medo que o consumidor tem de se arriscar e experimentar o novo, por isso a importância de se trabalhar fortemente a marca e também o posicionamento dela desde o início do negócio. É preciso que a empresa defina se irá se diferenciar por meio de preços baixos ou se entregará produtos e serviços com preços de venda mais altos, fazendo com que o cliente esteja disposto a pagar pela qualidade mais elevada.

A seguir, será analisada a força da marca associada a alguns fatores nas relações de consumo.

Competitividade

A competitividade no segmento de alguns produtos é muito grande e a disputa por um lugar de destaque na exposição nos pontos de venda é maior ainda. Nesta guerra por um espaço, levam vantagens aqueles produtos que estão associados a uma marca forte, pois além de terem esse destaque nos locais de venda, a facilidade com que o consumidor fixa essa marca em sua mente é muito maior devido a visibilidade.

O investimento em propaganda e comunicação aumenta significativamente o conhecimento da marca junto aos consumidores, além é claro dos diferenciais que são agregados ao produto, o que aumenta muito a vantagem competitiva sobre a concorrência.

Para a empresa, a marca é uma forma de conquistar e manter clientes, além de se valorizar como instituição. Já para o consumidor, representa a confiança necessária para criar um vínculo emocional e compartilhar essa experiência com terceiros.

Existem inúmeras vantagens proporcionadas pela construção de uma marca forte e que serão traduzidas em vantagem competitiva, segundo Kotler (2006) são elas:

  • Percepção melhorada do desempenho do produto;
  • Maior fidelidade;
  • Menores vulnerabilidades às crises de marketing;
  • Menor vulnerabilidade às investidas de marketing lançadas pela concorrência;
  • Maiores margens;
  • Maior cooperação e suporte comercial;
  • Comunicações de marketing mais eficazes;
  • Menor sensibilidade do consumidor aos aumentos de preço;
  • Maior sensibilidade do consumidor às descidas de preço;
  • Possibilidade de licenciamento;
  • Oportunidades acrescidas de extensão à marca.

Posicionamento de preço

Há muito tempo o mercado tem sua competitividade baseada principalmente na política de preços, quase sempre a preferência do consumidor é dominada pelos preços mais baixos. O varejo trabalha para conquistar clientes através de promoções agressivas, na maioria das vezes reposicionando o produto em relação a sua categoria.

Quando uma marca é forte e apresenta diferenciais na qualidade dos seus produtos ou serviços, esses atributos são percebidos rapidamente e valorizados pelo consumidor, com isso a marca consegue posicionar os seus preços em um nível mais elevado dos que os seus concorrentes, fazendo com que consumidores estejam dispostos a pagar mais pelo alto padrão de qualidade dessa marca, caracterizando-a em um posicionamento de preços premium.

Processo de decisão de compra

A marca tem sido, sem dúvida nenhuma, um ponto importante nas relações de consumo, as empresas têm trabalhado intensamente no estudo do comportamento do consumidor para conhecer melhor suas necessidades e desejos, dessa forma os produtos podem ser produzidos com a qualidade que o cliente espera e a preços competitivos.

As informações que as empresas buscam, permitem que se conheça mais dos hábitos, o que afeta e o que influencia os consumidores na hora da decisão de compra, com isso conseguem estabelecer estratégias de marketing mais acertadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (492.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com