TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO NO MUNDO EMPREENDEDOR

Por:   •  28/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

JÉSSICA LOHANA DE JESUS PINHEIRO LISBOA

A GESTÃO NO MUNDO EMPREENDEDOR

TIJUCA - RJ

2021

INTRODUÇÃO

É fato que, não importa o tipo de empresa, sempre haverá épocas em que os lucros estarão lá em cima, como também existirão períodos em que o empreendedor terá que lidar com dívidas e decepções perante a sua gestão.

No entanto, na maioria dos casos, quando o negócio está ligado ao comércio, os pontos baixos são dados por motivos externos que não se relacionam à gestão da empresa. O desenvolvimento interno da empresa pode ser perfeito, no entanto algum fator inesperado tem a capacidade de desregular tudo.

Foi o que houve com os microempreendedores e empreendedores no Brasil, no ano de 2020, com a chegada da nova variante do vírus da COVID-19. Muitos negócios se mantiveram fechados durante um certo tempo devido ao lockdown e a proibição de aglomerações em locais públicos como shoppings, praças, lojas, restaurantes, entre outros. A maneira que essas empresas conseguiram se superar mesmo vivendo um período de grandes turbulências é o assunto abordado neste trabalho, tendo como exemplo a empresa da minha família.

DESENVOLVIMENTO

A mudança de hábitos tanto na rotina da população, quanto na economia de todo o país ficou de pernas para o ar. As implementações de topos de gestões alternativas trouxeram aos empresários uma nova visão com esperança de manter o negócio no mercado. Para minha família que trabalha no ramo da confeitaria desde 2017, foi gerada uma série de dificuldades. Antes eram ministrados cursos semanais em diferentes lugares, com mais de 30 alunas por turma e com a pandemia houve a proibição. Havia esperança de que a cura viria logo e que breve retornaríamos aos serviços.

No entanto, com o aumento do número de novos casos a única alternativa que encontramos foi o investimento em plataformas de ensinos à distância (EaD’s). Optamos no início por dar cursos gratuitos para que ficássemos conhecidas pelo público da confeitaria e aos poucos nosso público-alvo foi “dando as caras” querendo aprender mais sobre determinado assunto. Surgiram também pessoas perguntando se fazíamos serviços de decoração de festas, bolos decorados, doces personalizados, entre outros. Foi aí que adotamos o uso do WhatsApp Business para vender nossos serviços e para ficar mais fácil de fazer nosso canal de clientes.

Contudo, em meados de outubro/2020 começamos a vender conteúdo em formato virtual (E-book) e logo após, como a procura foi grande, decidimos começar a investir em aplicativos como Zoom e Microsoft Teams para dar aula online. Muitas alunas que muito antes da pandemia fizeram curso conosco, voltaram a fazer aula conosco com mais segurança e facilidade.

O nosso negócio começou a lucrar novamente e então, como o empreendedorismo está ligado diretamente à inovação, buscamos novas alternativas para que essa evolução continuasse. Nos capacitamos através de um curso sobre como lucrar em datas comemorativas como Natal, Páscoa, entre outros. Começamos a divulgar nossos produtos e serviços de maneira que o consumidor comprasse primeiro com os olhos. Fizemos panetones, ovos de Páscoa, corações lapidados para as mães e os clientes que compraram nessas datas comemorativas começaram a pedir bolos decorados para festividades. E hoje são mais de 3.000 alunos com certificado levando a vida como Cake Designer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com