TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão De Cargos E Carreiras

Por:   •  24/11/2023  •  Monografia  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Gestão em Recursos Humanos EAD

Gestão de cargos, carreira e desempenho humano.

EDUARDO NEVES DE SOUZA

RECOMPENSAS POR DESEMPENHO INDIVIDUAL

SALVADOR

2023

  1. Recompensa por desempenho individual

A XYZ Serviços de Consultoria em Gestão Empresarial, precisa de uma reestruturação na cultura organizacional, com base na implementação de um plano de recompensa. É apresentado um ambiente sem motivação, onde não existe reconhecimento e nem preocupação com a qualidade de vida dos funcionários.

Diante da situação, a diretora de recursos humanos, enxerga a necessidade de realizar algumas mudanças, levando em consideração os objetivos e pilares da empresa, através de capacitação, melhores condições de trabalho e um plano de recompensa por desempenho individual.

O plano de recompensas por desempenho individual, tem o objetivo de reconhecer os colaboradores da empresa de acordo com seus resultados a alcançar as metas e objetivos da organização. Esse sistema tem o objetivo de incentivar e motivar o comprometimento, alinhando os esforços individuais aos objetivos da empresa. Em resumo, trata-se de uma prática que reconhece e valoriza o mérito individual, estimulando a produtividade e a satisfação no ambiente de trabalho.

Em uma entrevista encontrada em sites da internet, o Diego Martins, um empreendedor e dono de uma empresa de digitalização, ele cita que: “Estabelecer um programa de remuneração variável é uma forma de fazer com que os empregados passem a pensar e a agir como donos do negócio. Quanto melhores os resultados, maiores os ganhos.”.  

Quando conseguimos que o funcionário se engaje com os objetivos e estejam incentivados ao trabalho, nós temos uma equipe que “veste a camisa” e que age como donos do negócio. Aumentando assim a produtividade e o pertencimento aquela organização.

Quando visualizamos a implantação do plano na XYZ, nós encontramos algumas vantagens e desvantagens. Vantagens como o estímulo a produtividade, que cria um ambiente saudável e bem competitivo, que leva os colaboradores a buscarem a excelência em suas atividades. A atração e retenção de talentos, o uso da recompensa por desempenho torna a empresa mais atraente e contribuem para a retenção de profissionais, colaboradores valorizados e que possuem a visão de pertencimento a empresa, se mostram mais motivados a permanecer na empresa. Além do alinhamento com objetivos organizacionais, quando surge as recompensas alinhadas aos objetivos estratégicos, o plano garante que as ações estejam alinhadas com a missão da organização.

Mas por outro lado, esse processo pode gerar uma rivalidade excessiva, estimulando a competição desleal, e criando uma competição que não é saudável entre os colaboradores. Uma outra coisa é o foco exclusivo no desempenho individual pode acabar desconsiderando contribuições de longo prazo, prejudicando a inovação e a sustentabilidade organizacional.

Com base em todos esses fatores, é interessante que Maria crie programas para reconhecimento dos colaboradores, assim como oportunidades de crescimento dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com