TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Marcas

Por:   •  8/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.073 Palavras (13 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 13

Planejamento Estratégico Resumo de conteúdo Prof. Rogério Dias

Análise de Cenários

Cenários são estudos do futuro para se construir diferentes imagens e visões alternativas favoráveis ou desfavoráveis do ambiente futuro de negócios.

Finalidades:

Identificar antecipadamente e interpretar mudanças futuras no ambiente empresarial. Contribuir para o aprimoramento do processo estratégico da empresa. Consolidar a visão do negócio em torno de certas expectativas identificadas e incorporadas como possíveis pela empresa.

Vantagens:

Facilitar o processo de entendimento do ambiente empresarial e suas influências. Propiciar mais consistência interna no processo decisório. Propiciar condições para a empresa administrar os riscos que as incertezas e ameaças proporcionam. Propiciar conhecimento de inter-relações entre fatores externos e internos. Dar ênfase nos aspectos de interações entre concorrentes. Facilitar o estabelecimento das vantagens competitivas.

Desvantagens:

Normalmente são caros e envolvem tempo e dedicação dos executivos. Necessitam de um senso crítico (feeling) e um pensamento estratégico que nem todo gestor possui. Deve-se ter paciência e profundidade no desenvolvimento de cenários próprios, não tentando adaptar cenários de outras empresas que obtiveram sucesso. Correlacionar os cenários com o processo decisório da empresa (participação efetiva dos principais executivos da empresa no debate dos cenários). Ter horizonte de tempo adequado para os cenários, pois estes devem vislumbrar oportunidades e ameaças em um horizonte mais longo possível.

Planos de Ação

5W2H

Ferramenta administrativa e da qualidade que pode ser aplicada em várias áreas de negócio e em diferentes contextos dentro de uma organização, como no planejamento estratégico para organizar e guiar a execução de ações dentro da empresa.

WHAT: o que será feito? – Aqui deve-se determinar a intenção do que se pretende realizar, ou seja, definir e descrever o que será feito de fato. Por exemplo: criação de um ambiente de descanso e leitura para colaboradores.

WHY: por que será feito? – Trata-se da justificativa para o desenvolvimento do que foi proposto. Por exemplo: para proporcionar uma oportunidade de relaxamento e pausa para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

WHERE: onde será feito? – Definição do local de realização. Este local pode ser físico ou até mesmo um departamento ou setor de uma empresa. Por exemplo: na sala 2 disponível no subsolo da empresa.

WHEN: quando será feito? – O tempo de execução – cronograma e prazos para a execução.

Planejamento Estratégico Resumo de conteúdo Prof. Rogério Dias

WHO: por quem será feito? – Deve-se definir quem ou qual área será responsável pela execução do que foi definido. Por mais que uma área seja a responsável, uma boa prática é escolher um líder, ou seja, alguém que será encarregado de gerenciar a execução do que foi proposto. HOW: como será feito? – Os métodos ou estratégias utilizadas para a condução do que foi estabelecido devem ser definidos para que o que foi idealizado seja executado da melhor forma. HOW MUCH: quanto custará? – Definição do custo e investimento necessário para a realização do que foi proposto.

Balanced Score Card (BSC)

Perspectiva da inovação e Aprendizagem

Qual a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para o futuro. Indicadores devem mostrar como a organização pode aprender e se desenvolver para garantir crescimento. (Índices de renovação dos produtos, Desenvolvimento de processos internos, Competências e motivação das pessoas).

Perspectiva dos Processos Internos

Quais os processos internos em que a organização precisa ter excelência. Indicadores devem mostrar se os processos e a operação estão alinhados e se estão gerando valor. (Qualidade, Produtividade, Logística, Comunicação interna, Interfaces).

Perspectiva do Cliente

Como a organização pode atender seu cliente da melhor forma possível. Indicadores alinhados a missão organizacional. (Satisfação do cliente, Pontualidade na entrega, Participação no mercado, Tendências, Retenção de clientes, Aquisição de clientes potenciais).

Perspectiva Financeira

Visão dos acionistas, proprietários, investidores. Indicadores financeiros. (Lucratividade, Retorno sobre Investimento, Fluxo de Caixa, Retorno sobre Capital).

Estratégias Genéricas (Porter)

Liderança em custos

Permite a uma empresa retornos acima da média de seu setor, apesar da presença de grandes forças competitivas. Exige grande participação de mercados, acesso favorecido a matérias- primas, rápido retorno de caixa para financiamento de mais equipamentos. Objetivo não é diferenciar-se dos concorrentes, mas oferecer um produto ou serviço mais barato.

Diferenciação

Envolve criar e comercializar produtos exclusivos para o mercado de massa. Obter uma vantagem que seja rapidamente percebida pelo consumidor. Significa enfatizar uma ou mais vantagens competitivas, como qualidade, serviço, prestígio para o consumidor, estilo do produto ou aspecto das instalações.

Enfoque (nicho)

Estratégia de segmentação de mercado onde o foco é para um ou alguns grupos de consumidores ou compradores. A lógica está no fato de que uma empresa que foca sua atuação a apenas alguns segmentos de mercado podem servi-lo melhor do que as empresas que procuram atender a todo o mercado.

Planejamento Estratégico Resumo de conteúdo Prof. Rogério Dias Estratégias de Crescimento (Ansoff)

Penetração no mercado

Exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais. Uma companhia de aviação que obtém a maior parte de suas receitas com vendas para empresas. Uma fabricante de eletrodomésticos com produtos principais sendo geladeiras.

Desenvolvimento de mercado

Explorar um mercado novo com produtos tradicionais. Uma operadora de cartões de crédito que lança o produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com