TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE MARKETING PARA AS EMPRESA

Por:   •  28/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A competitividade no mundo dos negócios tem se tornado cada vez mais estreita. O lançamento de produtos, a forma de divulgação são fatores importantes para que haja o despertar do interesse dos futuros clientes. O preço, muitas das vezes, não se torna empecilho para uma venda de sucesso. A satisfação em ter um produto de alta qualidade e “invejável” faz com que o preço seja pago.

A grande sacada dos varejistas se baseia no marketing, como o produto e por quem esse produto pode ser utilizado. Qual a importância que a propagando simula que esse produto irá influenciar no dia a dia das pessoas, tornando-o valorizado e cobiçado por todos, garantindo assim o sucesso e permanecia da marca e produto nos mercados varejistas. Usando como exemplo do tamanho da importância que o marketing possui o trabalho a seguir, utilizará a marca OLYMPIKUS como referência, demonstrando seus planos de marketing e divulgação do produto, fatores que a fez torna-se conhecida mundialmente.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa OLYMPIKUS, como sendo uma marca de produtos esportivos, iniciou suas atividades no início dos anos 80, onde esse tipo de produto ainda não tinha tanta competitividade. A principio, eram vendidos tênis para uso escolar, e em seguida, com o avanço das multinacionais, trouxeram tecnologia, estratégia de marketing e assim, fez com que a OLYMPIKUS ousasse e lançasse tênis com qualidade similar aos tênis das empresas estrangeiras.

O grande alavancar da marca foi no momento que a Olympikus passou a ser parceira da Confederação Brasileira de Vôlei, cedendo todo o material esportivo da seleção brasileira de vôlei, sendo a marca oficial da CBV em 1992. Com o ouro conquistado, a marca do tênis e toda linha de artigos esportivos, trouxe confiabilidade não só para os atletas, mas para os futuros clientes.

O sucesso da marca vem se tornando ainda maior com o passar dos anos, as tecnologias aplicadas na fabricação do produto o torna implacável no mercado.

No ano de 2010, a Olympikus ganhou o premio top de marketing, com o case “inspirando novo momento”. Desde 1992, a empresa vem como patrocinador do time de vôlei, e desde então a marca ficou conhecida mundialmente. Essa premiação tomou como ponto de partida a estratégia de marketing com o patrocínio nos jogos Pan-americanos Rio 2007.

Se quiséssemos manter a ascendência no mercado esportivo e aproveitarmos os benefícios gerados pelo investimento no Pan, teríamos que bater de frente com as marcas internacionais e investir pesado em comunicação, design e desenvolvimento de tecnologias. Só assim poderíamos continuar crescendo, ingressar em um mercado de alto rendimento e agregar valor aos nossos produtos (Márcio Callage, Gerente de Marketing da Olympicus, 2010)

Desde 1999, a Olympikus apoia o Comitê Olímpico Brasileiro, garantindo material esportivo para todas as delegações brasileiras em Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Sul-americanos. E, desde 2009, é a marca esportiva oficial do Clube de Regatas do Flamengo, estreando a marca Olympikus no futebol brasileiro, e, também entrando com patrocínio no futebol argentino e hoje patrocina os times Lanus, Racing e Argentino Jrs.

A outra estratégia para alcançar essa premiação, foi a os pontos de vendas, que são mais de 15mil, abrangendo uma maior quantidade de clientes e investimento em novos modelos, desenhos de protótipos. De 2007 a 2010 foram lançados cerca de 190 estilos de tênis com modelos modernos.

Para manter o sucesso da marca, investiram-se cerca de R$ 144,5 milhões em mídia nos últimos três anos, com presença na transmissão da Rede Globo para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Copa do Mundo da África do Sul.

A Vulcabras-Azaleia, dona da marca Olympikus, maior indústria de calçados e material esportivo da América Latina, também é a maior empregadora do setor com 45 mil empregados em 26 unidades fabris no Brasil, localizadas em Sergipe, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul, e na Argentina, em Coronel Suarez. A empresa possui ainda o maior centro de desenvolvimento de produtos e tecnologias do continente, com cerca de 900 profissionais exclusivamente dedicados ao desenvolvimento de calçados altamente tecnológicos, com capacidade para competir de forma global.

Este ano, 2017, a Olympikus manteve o empreendedorismo, e anunciou seu novo posicionamento com uma entrevista na revista meio&mensagem, com o objetivo de “falar de esporte no di a dia”. A motivação é explicada pelo Rafael Gouveia, diretor de marketing da marca.

O território que a marca já vinha adotando com “O seu corpo não foi feito para ficar parado”, permanece na sua essência, mas com alguns ajustes de rota. Em cima do que recebemos de dados das pesquisas realizadas no início do ano, chegou-se a conclusão que precisávamos preencher a marca com um significado maior sobre o que é o esporte. E como maior marca esportiva brasileira, entendemos que existia um espaço no mercado esportivo que tem total sinergia com a nossa marca. Esse é o espaço ocupado pela atividade física, onde falamos com o mundo real, com as pessoas que buscam através de suas motivações pessoais, fazer algum exercício. Diferente do caminho somente do esporte mais voltado para alto rendimento, onde vemos somente um mundo ideal e mais operacional. Isso não quer dizer que não vamos falar também de esportes amadores, mas isso será em momentos específicos e para produtos direcionados a um nicho de mercado, como running e fitness. (Rafael, Gouveia, diretor de marketing da marca, 2017)

Novo posicionamento

Para apresentar e traduzir esse novo posicionamento da marca, aprovamos uma linha criativa que mostra diferentes tipos de atividades físicas praticadas por pessoas e atletas no seu dia a dia. Vamos do atleta amador até o atleta mais profissional, porém sempre de uma forma leve e alto astral. No final, a nossa tradução de conceito para o posicionamento é “Olympikus. O esporte é para você”. Ou seja, não importa onde, quando, e de que forma, o esporte é para cada pessoa, ele é sempre gregário e não excludente. O universo das outras marcas costuma destacar a dor, o sofrimento, a perfeição, a busca por corpos atléticos e limites extremos. O nosso foco está em mostrar o prazer e os benefícios que as pessoas vão ter ao praticar qualquer atividade física, cada um do seu jeito. (Rafael, Gouveia, diretor de marketing da marca, 2017)

Campanha

Divulgaremos nossas novidades por meio de uma grande campanha publicitária, que engloba TV, revistas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com