TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL E SETOR 2,5 DA ECONOMIA

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL E SETOR 2,5 DA ECONOMIA

PINCELLI¹, Guilherme Luiz Ferrigno; PEREIRA¹, Leticia Rodrigues; NETO², Antonio Laercio de Andrade; DE PAULA², Felipe Thiago Nascimento.

1- Professor na Universidade do Vale do Sapucaí.

2- Graduando na Universidade do Vale do Sapucaí.

guilhermepincelli@hotmail.com; professoraleticia@outlook.com;  laercio_andradeneto@hotmail.com; felipe.thiagonp@gmail.com

INTRODUÇÃO

O empreendedorismo em todas as suas modalidades contribui de forma ampla para o desenvolvimento de uma nação, por meio dos empreendedores são gerados empregos, renda e impostos.

Para Schumpeter (1985), empreender é inovar a ponto de criar condições para uma radical transformação de um determinado setor, ramo de atividade, território, onde o empreendedor atua: novo ciclo de crescimento, capaz de promover uma ruptura no fluxo econômico continuo, tal como descrito pela teoria econômica neoclássica. A inovação não pode ocorrer sem provocar mudanças nos canais de rotina econômica.

Contudo é preciso ressaltar que o empreendedorismo não serve apenas ao capitalismo, o Brasil abriga mais de 190 milhões de habitantes, dos quais 15 milhões vivem em extrema pobreza, é o que apresenta a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2012. Ainda de acordo com a Unesco (2010) o índice de desenvolvimento humano brasileiro é de 0,744 que embora seja considerado alto se comparado com países como o Congo 0,338, são mais uma forma de mensurar e medir nossos problemas sociais. Junto a pobreza estão os problemas relacionados à educação, saúde, segurança, saneamento básico, meio ambiente, sustentabilidade e tantas outras questões de cunho social e ambiental que estão à espera de ações por parte do poder público. Diante destes problemas, ou a da ausência de solução para os mesmos, surgem os empreendedores sociais.

Portanto, é importante ressaltar que o empreendedor social, não é somente aquele que tem um ato de generosidade para com o próximo, este, nomeamos doador, mesmo as pessoas físicas ou jurídicas que financiam projetos sociais, atuam como doadores e certamente exercem um papel fundamental, mas o empreendedor social é aquele que cria meios para tirar a população de uma situação de pobreza ou risco.

OBJETIVOS

Abordar a temática do empreendedorismo em todas as suas modalidades, sobretudo o empreendedorismo social que ocorre no terceiro setor da economia, com forte ênfase em empreendedores que atuam no que Yunus (2012) classifica como sendo o setor 2,5 da economia, ou seja, empreendimentos de cunho social mas que diferentemente do que ocorre no terceiro setor visam lucro.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de caso realizado na empresa Dr. Consulta, a qual foi escolhida devido à crença de que ela se encaixa como um empreendimento social, que traz benefícios às comunidades onde está inserida e se apresenta como uma solução para o problema da saúde pública nas regiões onde atua, mas que ao mesmo tempo visa lucro, não se trata de filantropia, a empresa busca resultados financeiros. E em função da localização da empresa, a coleta dos dados foi feita por meio de questionário enviado e respondido via e-mail e principalmente por meio do site da empresa e reportagens publicadas sobre a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (65.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com