TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Publicidade e Propaganda na Vida das Pessoas

Por:   •  12/4/2022  •  Artigo  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Comunicação e Artes

Publicidade e Propaganda

Ética da Publicidade

Professor José Cláudio do Nascimento Henriques

Felipe Viana de Mattos

A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA VIDA DAS PESSOAS

Hoje em dia somos atingidos por milhares de anúncios de produtos e serviços tanto no ambiente online quanto no ambiente offline. São diversos tipos de mídias diferentes atuando em simultaneidade para te fazer consumir, assinar, comprar, algo. Você já parou para pensar o tanto que nós somos influenciados por isso?

Atualmente as marcas se desdobram para produzir conteúdos transmidiáticos, que chegam em nós por diversas plataformas, consequentemente, com eles, vem diversos anúncios ao mesmo tempo. Um exemplo disso são as plataformas de streaming, pare um minuto para pensar em quantas assinaturas você possui. Você sabia que a maioria dessas plataformas possuem planos gratuitos com anúncios de publicidade durante a reprodução do conteúdo?

Tudo o que consumimos chega a nós através da publicidade, seja através da propaganda tradicional, facebook ads, google ads, mídias dooh, etc ou via branding já estabelecido da marca. Na hora da compra, nós sempre ficamos entre aquela marca que tem o melhor preço, ou a que tem a melhor qualidade, ou a que tem o melhor custo benefício, mas todas elas, em geral, são bem posicionadas estrategicamente, cada uma com seus valores.

Para sermos influenciados a mudar de opinião, é necessário que as marcas emergentes, façam algo diferente, que chamem a atenção ou criem alguma campanha que gere discussões. Dessa forma elas podem de fato passar a serem notadas e entrarem como opções de escolha no dia-a-dia das pessoas.

Essas apostas publicitárias muitas vezes são feitas de formas equivocadas, sendo bloqueadas pelo CONAR, ou muitas vezes canceladas pela sociedade, tendo milhares de compartilhamentos, comentários, reclamações nas redes sociais, tanto da empresa quanto das pessoas que se sentiram ofendidas ou que tomaram as dores da causa.

Para que isso não aconteça, é necessário que a empresa sempre busque entender a persona que quer atingir, para que consiga de fato produzir uma propaganda que irá influenciar o consumidor a comprar o seu produto quando ele a assistir. Mas como garantir que a pessoa certa irá assistir aquela propaganda? Com a ajuda dos nossos próprios smartphones, que são os principais meios de captação de informações que as marcas utilizam para saber quem somos nós. Através das redes sociais, buscadores, trajetos que fazemos, tudo isso sincronizado, nossos perfis vão sendo criados e configurados para sermos alvos de anúncios pagos na internet.

Quantas vezes você não reparou que uma promoção de tênis apareceu quando você “estava precisando de um?”, ou que um anúncio de uma geladeira apareceu quando a sua estava apresentando alguns defeitos? Ou aquela promoção da lanchonete que você gosta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com