TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Negociação E Administração De Conflitos Módulo

Por:   •  2/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.140 Palavras (13 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 13

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e administração de conflitos Módulo: IV

Aluno: Turma:

Tarefa: Análise de cena do filme – “O Senhor da Armas”

Introdução

Uma das principais características para pessoas de sucesso, tanto em carreiras profissionais quanto na vida pessoal, é habilidade de negociar e se comportar de forma assertiva em situações de conflito. O sucesso de uma negociação depende de aspectos conceituais, relacionais, substantivos e os processuais.

Através dos aspectos conceituais temos condições de definir as partes da negociação e identificar as fontes de poder. Passando pelos aspectos relacionais, conseguimos analisar a comunicação, tanto verbal quanto não verbal, assim como as táticas de abordagem utilizadas. Os valores relacionados às negociações, tangíveis e intangíveis, são avaliados quando são observados os aspectos substantivos. Já pelo aspecto processual, a negociação é dividida nas etapas de planejamento, com uso de ferramentas próprias, interação e controle (CASTRO, M).

Para ilustrar a dinâmica de negociações e aplicação dos conceitos para gestão de conflitos será realizada uma análise em torno de uma cena do filme “O Senhor das Armas”. A obra conta a história de Yuri Orlov, interpretado pelo ator Nicolas Cage, um traficante de armas que passa por situações tensas envolvendo seus negócios em várias partes do mundo.

O trecho do filme analisado mostra episódios de negociação de armas entre Yuri Orlov e Andre Baptiste, interpretado pelo ator Eamonn Walker. Baptiste é o presidente autonomeado da Libéria, um dos maiores clientes de Yuri, que promovia uma guerra civil de caráter sádico e cruel no país.

As cenas começam com Yuri sendo levado, de forma aparentemente compulsória, até Baptiste pelo seu filho, André Baptiste Jr, interpretado por Sammi Rotibi. Ao se encontrar com Baptiste, Yuri apresenta seu armamento de forma técnica, quando o ditador aponta a arma em direção à um soldado do seu próprio exército e o mata por não gostar da atitude do rapaz de flertar com uma jovem durante a reunião, justificando a ação ao dizer que os jovens de hoje não têm disciplina.

No momento em que Baptiste dá o tiro em seu soldado, Yuri, de forma impulsiva toma a arma do ditador e pergunta-o o porquê de ele ter feito aquilo. Nesse momento, todo o exército de Baptiste aponta as amas para o vendedor.

Yuri então improvisa, com a fala de que agora aquela seria uma arma usada e que o ditador teria de comprá-la. O ditador gosta da atitude de Yuri e as negociações continuam.

Na sequência, Yuri é levado à um hotel pelo filho de Baptiste e quando chega ao quarto, tinham duas garotas que foram definidas por André Baptiste Junior como um presente de boas-vindas. Yuri rejeita as garotas considerando os riscos do ambiente em que estava e a quantidade de pessoas com HIV no país.

As negociações na Libéria continuam com Yuri sendo levado à um evento solene do ditador, em que jovens e crianças carregavam armas, chamados de “garotos Kalashnikov”. Andre Baptiste tenta justificar para Yuri a necessidade de se manter crianças no exército, com o argumento cruel de que a bala de criança tem o mesmo peso que de um adulto. Após esse evento, Yuri e o ditador finalizam o acordo em uma reunião em que armas serão enviadas para a Libéria e pagas através de diamantes.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

1. Classificação das partes envolvidas (atores da Negociação)

Quanto à dimensão:

Dimensão Horizontal: Relacionada às partes mais visíveis da negociação, podemos classificar como o negociador de armas Yuri Orlov e ditator da Libéria André Baptiste.

Dimensão Interna: Através dessa cena em específico, não é explícita a definição das estratégias da negociação. Porém, é possível identificar personagens mais próximos que são diretamente impactados ou capazes de influenciar na negociação. Do lado de Yuri, podemos indicar seu irmão Vitaly Orlov, interpretado pelo ator Jared Leto. Vitaly fez parte do início da carreira de Yuri, o auxiliando em suas primeiras negociações, tendo influência sobre as decisões do personagem de Nicolas Cage.

Do lado de André Baptiste podemos indicar seu irmão, interpretado pelo ator Sammi Rotibi. Como membro de sua família, pode-se considerar que tenha influência sobre decisões, estando sempre presente nas cenas envolvendo o ditador.

Dimensão Vertical Interna: Do lado de Yuri, podemos indicar seus fornecedores diretos, os responsáveis por dar a capacidade ao negociador de fornecer o armamento aos seus clientes. Ao longo do filme temos o exemplo do general ucraniano Dmitri, tio de Yuri, representado pelo ator Evgeniy Lazarev.

Do lado do ditador Baptiste, temos seu exército, os usuários diretos do armamento negociado que, de certa forma, pode ser interpretado como o “cliente final” da negociação.

Dimensão Vertical Externa: Falando dos níveis mais altos com capacidade de influenciar na negociação, do lado de Yuri temos todos os órgãos políticos que são comprados pelo traficante de armas para viabilizar seu comércio. Também devemos considerar os representantes da lei, como o agente da Interpol Jack Valentine, que apesar de não estar presente nestas cenas, teria influência nessas e outras negociações de Yuri caso obtivesse sucesso em alguma de suas buscas.

Quanto aos atores:

Ao observar a cena escolhida em específico, podemos ver como atores principais o próprio protagonista, Yuri Orlov, André Baptiste e seu filho, além dos representantes do exército do ditador. Abaixo a classificação desses atores.

Aliados: Yuri Orlov x André Baptiste e seu filho

Apeser de Yuri temer o ditador e seu filho por saber do histórico de crueldade apresentado por eles, podemos considerá-los aliados, pois apesar do medo do traficante, no que diz aos acordos firmados entre eles, podemos dizer que há confiança no cumprimento das duas partes. Assim como podemos interpretar que suas ideias convergem com o interesse de todos no sucesso da negociação das armas.

Interlocutores: Yuri Orlov x representantes do exército de André Baptiste

Podemos considerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com