TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OTIMIZAÇÂO DO APRENDIZADO NO SÉCULO XXI

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

A OTIMIZAÇÂO DO APRENDIZADO NO SÉCULO XXI

Estudar no século XXI significa, necessariamente, estar consciente do que a tecnologia pode atribuir para o desenvolvimento de estratégias em educação a distância, mas sempre levando em conta de que esta modalidade educacional não pode se considerar um processo concluído e estático, sem a necessidade de um aprimoramento.

O conceito de educação a distância (EaD) tem sido largamente debatido por pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas. Esse debate implica tanto discutir as concepções de educação quanto de distância. Há ainda, uma serie de concepções que influenciam de maneira determinante para o entendimento do conceito.

Para aprender a distância, será mostrado que há à disposição ferramentas tecnológicas que substituem ou complementam os recursos utilizados em sala do aula, no chamado aprendizado presencial. A tecnologia permite que cada aluno seja o sujeito das experiências propostas e que para se sustentarem devem proporcionar a construção de novos conhecimentos.


FUNCIONAMENTO DE UM AMBIENTE DE EaD

O ambiente virtual de aprendizagem é conhecido como sistema de gerenciamento de cursos ou sistema de gerenciamento de aprendizagem. Vale ressaltar que os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tem por objetivo proporcionar aos participantes do curso independência e flexibilidade para aprender.

Os ambientes virtuais de aprendizagem concentram um conjunto de ferramentas tecnológicas cuja função é fazer com que o participante consiga atingir os objetivos de aprendizagem propostos no curso. Cada uma das ferramentas tem sua característica e utilidades próprias, pois foram criadas para diferentes fins.

Para participar de cursos em EaD mediados por computador é necessário conhecer, além das ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem, um conjuntos de outras ferramentas que auxiliam na produção dos trabalhos para o curso.


EaD na pratica: o compromisso

Estudar a distância exige do participante do curso organização pessoal e disciplina, caso contrário a tendência é que o estudante não consiga terminar o seu curso. Para realizar um projeto de formação em EaD, nunca se pode perder de vista o objetivo que motivou o indivíduo a procurar o curso.

Para se ter eficiência na EaD, é necessário criar oportunidades para que os participantes do curso construam os seus próprios conhecimentos, saindo da aprendizagem mecânica, pautada em modelo passivo e receptivo para uma aprendizagem autônoma, na qual cada participante é responsável pela sua aprendizagem.

A organização do tempo é uma meta complexa que não é possível de ser solucionada com apenas uma ação. A forma de agir no dia a dia tem a ver com a concepção de mundo de cada indivíduo, a que se somam seus valores e sua cultura, uma boa organização e uma agenda bem planejada colaboram no gerenciamento de tempo.

Tecnologia a serviço da aprendizagem

A tecnologia da informação (TI) é a responsável pela infraestrutura necessária para que a educação a distancia passe a ser uma realidade, realizar a criação de um ambiente virtual on-line e assegurar que ele esteja disponível é uma das atribuições da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com