TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE UM PLANO DE MARKETING PARA DIVULGAÇÃO

Por:   •  6/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.067 Palavras (17 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 17

PROPOSTA DE UM PLANO DE MARKETING PARA DIVULGAÇÃO

DA GRÁFICA A. LIMA SERVIÇOS E NEGÓCIOS

                                                                                                                           *Taciane Simões da Silva 

Resumo

A empresa Antônio Lima Filho Comercial, é uma empresa de pequeno porte que atua no segmento gráfico, atendendo clientes que necessitam de formulários, panfletos, folders e outros trabalhos gráficos, na praça de Manaus. A empresa, apesar de seu tamanho e do pouco tempo de constituição, planeja alavancar suas atividades, e aumentar sua carteira de clientes. Para tanto, a situação evidenciada mostra que o melhor caminho a percorrer seria o de estruturar um plano de marketing específico para a empresa atender seu segmento. Assim, movidos pelo interesse em incrementar suas atividades e prestar um serviço de melhor qualidade, a empresa aceitou a realização deste estudo, que pretendeu estipular uma proposta de atendimento diversificada, dentro de um plano de trabalho estratégico. Assim, procedeu-se, inicialmente, à elaboração de um Diagnóstico Organizacional, onde foi possível a identificação de fatores que apontavam para um direcionamento atribuído a uma problemática existente no desenrolar das atividades da empresa. A partir daí, foi realizado um Projeto de Pesquisa, com o intuito de alinhar essa problemática a uma proposta de solução. O passo seguinte foi a elaboração de um Relatório Final, cujas etapas passaram por todo um planejamento baseado nas ferramentas da qualidade, notadamente o ciclo PDCA, que serviu de base para o desenvolvimento das etapas seguintes. Concluiu-se, então, que há muitos pontos a melhorar, mas que a empresa pode começar pela capacitação e qualificação de seus colaboradores, no sentido de aprimorar as suas técnicas de atendimento, visando implementar, no futuro, estratégias de alcance a seus resultados expressos em sua visão, que envolvem a negociação junto à clientela potencial e um atendimento que prima pela qualidade dos serviços oferecidos pela organização estudada.

Palavras-chave: marketing, plano de marketing, divulgação

ABSTRACT

The company Son Commercial Antonio Lima is a company of that small segment serves on the graph, taking clients in need of forms, pamphlets, folders and other graphics work, in the square of Manaus. The company, despite its size and the short time of incorporation, plans leverage its activities, and increase its portfolio of clients. For this, the situation highlighted shows that the best way to go would be to structure a specific marketing plan for the company meet its segment. So moved by the interest in increasing its activities and provide a better quality of service, the company agreed to conduct this study, which sought to provide a proposal for a diversified service, in a strategic work plan. So, there, initially, the establishment of a Organizational Diagnostics, where it was possible to identify factors that pointed to a direction given to a problem in the conduct of the activities of the company. From there, he was made a Research Project in order to bring this issue to a proposal for a solution. The next step was the preparation of a Final Report, which stages passed through an entire planning tools based on the quality, especially the PDCA cycle, which formed the basis for the development of stages. It is concluded, therefore, that there are many points to improve, but that the company can get the training and qualification of its staff in order to improve their techniques of care, to implement, in the future, strategies to reach the results cast in his vision, involving negotiations with the potential customer service and a press that the quality of services offered by the organization studied.

Key words: marketing, marketing plan, disclosure

*Aluna do Curso de pós-graduação em Gestão de Empresarial da Faculdade Gama Filho.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste diagnóstico é mostrar o funcionamento de uma gráfica que atua no mercado de empresas de pequeno porte. Tendo como nome Antônio Lima Filho Comercial, busca atingir um nível de excelência em todas as atividades que realiza.

Iremos abordar alguns conceitos em cada etapa do trabalho e metodologias, mostrando como a empresa se engloba nesses diversos aspectos, tanto no ambiente externo como no ambiente interno, colocando de forma simplificada a representação da análise swot, missão, visão, valores, políticas, princípios, objetivos metas, produtos e serviços, responsabilidade social, concorrentes, fornecedores entre outros.

O diagnostico servirá como fonte de direção para identificar os pontos mais importantes e os mais graves, para crescimento e sobrevivência da empresa.

Num cenário globalizado, as empresas de serviços precisam acompanhar a evolução tecnológica e o novo perfil dos clientes ao longo das décadas, tendo em suas equipes de marketing e de vendas profissionais capazes de identificar rápida e corretamente as necessidades e, principalmente, propor soluções que atendam às necessidades, desejos e fantasias de seus clientes.

Cada vez mais se descobre à importância do plano de marketing para as empresas se manterem no mercado, pois uma empresa precisa de visão, a visão demanda estratégia, a estratégia requer planos e os planos necessitam de ação.

Tem como objetivo, propor um plano de marketing para a empresa, levantando dados sobre a mesma, verificando meios de divulgação existentes no mercado. Expondo na fundamentação teórica: o que é marketing, estratégia de divulgação, o que é plano de marketing, modelos de plano de marketing.

Portanto, para uma empresa que visa aumentar o quadro de clientes, faz-se mais que necessário, à elaboração de um plano de marketing, com o objetivo de divulgar a empresa e os serviços que oferece. É importante citar que a empresa não quer apenas aumentar sua clientela, mas principalmente mantê-la, o que é mais difícil.

O plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa. Sua elaboração deverá está em perfeita harmonia com os objetivos que forem estabelecidos e com o que está sendo proposto para atingir em longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com