TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Marketing

Por:   •  5/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PESQUISA DE MARKETING

Erick Da Silva Lopes – 0902817

APLICAÇÃO PRÁTICA (AP3)

CIDADE, 2021

APLICAÇÃO PRÁTICA (AP3)

  1. Variáveis independentes:

São aquelas que o pesquisador tem controle e pode manipular fazendo com que seus efeitos sejam medidos e comparados. Preço, propaganda ou um tipo de embalagem são exemplos.

  1. Unidade de teste:

É o que está sendo estudado através das variáveis independentes, seja ela uma organização, indivíduos ou outra entidade.

  1. Variáveis dependentes:

É o resultado medido do efeito das variáveis independentes sobre as unidades de teste. Por exemplo, o volume de vendas da loja com ou sem a propaganda na internet.

  1. Variáveis extrínsecas:

São as variáveis que podem atrapalhar as medidas dependentes, podendo causar a anulação da própria. Para isso, deve-se encontrar uma terceira variável que possa estabelecer conexão com a variável independente e a dependente. Se essa terceira variável fizer com que as variáveis em questão percam correlação, ela será uma variável extrínseca. São exemplos de variáveis extrínsecas a localização da loja ou até mesmo o surgimento de uma concorrência.

  1. Atribuição aleatória de grupos experimentais e de controle:

Atribuição aleatória é a técnica experimental mais comum de se controlar variáveis extrínsecas sobre variáveis dependentes. Ela interfere nos fatores extrínsecos, como renda ou preferência por uma marca, dividindo igualmente os grupos para serem estudados.

Grupo experimental é onde serão usadas as variáveis independentes. Já o grupo de controle sofrerá alteração, serão o radar para possíveis mudanças no grupo experimental.

   De acordo com os fatos apurados, concluo que todos os tópicos estudados estão diretamente ligados. Uma simples mudança em um deles altera todo o estudo, levando-os a serem refeitos novamente.

   Esse método é bastante eficaz se realizado corretamente, permite tirar conclusões sobre seu produto ou serviço, além de mostrar os fatores que geram alterações nos mesmo.

REFERÊNCIAS

DE CASSIA – Carla – Fundamentos da Metodologia Cientifica – 2013 – Acesso em : http://estagionaobra.blogspot.com/2013/11/hoje-na-aula_7712.html . 02 de Novembro de 2021.

Portal do Aluno – Curso: Pesquisa de Marketing - Unidade 6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com