TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão da Ética na Governança Corporativa

Por:   •  23/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Marketing

PROJETO INTERDICIPLINAR

(PROINTER II)

RELATÓRIO FINAL

SOROCABA/ SP – 2014

PROJETO INTERDICIPLINAR

Matérias:

• Direito Empresarial

• Tecnologias de Gestão

• Responsabilidade Social e Meio Ambiente

TUTOR EAD. Luiz Manuel Palmeira

TUTORA PRESENCIAL: Letícia Arakaki

SOROCABA/ SP

2014

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Superior de Tecnologia em Marketing na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora Letícia Arakaki.

SOROCABA/ SP

2014

SUMÁRIO

1. RESUMO 2

2. INTRODUÇÃO 3

3. A QUESTÃO DA ÉTICA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 4

3.1 A ÉTICA EMPRESARIAL 4

3.2 GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE 5

4. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL 6

4.1 ECONOMIA VERDE 8

4.2 DIREITO EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL 9

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1. RESUMO

No decorrer das últimas décadas, a responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente tem se tornado cada vez mais um fator de grande importância para as organizações. Os consumidores cada vez mais se preocupam com o processo em que são produzidos os produtos que adquirem.

Além do preço e da qualidade, a postura ética das empresas em relação à natureza vem sendo cada vez mais vista como um diferencial positivo pela sociedade. Por conta disso, as empresas vêm investindo no tratamento da responsabilidade social e a consciência ambiental com seus colaboradores. As organizações são motivadas a atuarem com maior transparência e adotarem um sistema de gestão com medidas ambientais preventivas, metas e incentivos para poupar recursos ambientais através de um desenvolvimento sustentável.

Outro fator são as leis referentes à responsabilidade administrativa, que tornaram-se mais rígidas nos dias atuais, de modo que o descaso com o meio ambiente não é mais tolerado no mercado atual, podendo provocar processos e multas para as organizações que não as cumpram.

2. INTRODUÇÃO

Neste Prointer, abordaremos o tema “Questão da Ética na Governança Corporativa”, onde buscaremos demonstrar a importância do fator ético para uma Governança Corporativa de qualidade, com o objetivo de tornar a empresa eficiente e mais apta na conquista do mercado, resultando numa maior confiabilidade dos seus clientes.

Demonstraremos que é imprescindível que o estudo da Governança Corporativa não fique restrito apenas ao teórico, mas sim deve ser colocado em prática para que a aplicação das regras contribua na valorização da empresa, tanto para seus clientes como para seus acionistas e colaboradores.

Ao longo deste Prointer, será analisada a importância de uma gestão que venha a atender as questões ambientais, além de tratar das leis e normas para a preservação do meio ambiente e diminuição dos impactos nele provocados pelas ações das organizações. Vamos demonstrar o papel da ética neste sentido e de que maneira ela contribui para maiores chances de alcançar o sucesso empresarial.

Será apresentado também um conjunto de mecanismos para incentivo e monitoramento, assegurando que os interesses dos acionistas sejam bem representados pelos executivos da empresa.

3. A QUESTÃO DA ÉTICA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA

3.1 A ética empresarial

A palavra ética deriva-se do grego ethos e significa “aquilo que pertence ao caráter”. É compreendida como um conjunto de princípios e valores, com base filosófica ou científica, das ações norteadoras da conduta dos seres humanos na sociedade. A ética possibilita que o funcionamento social seja equilibrado, relacionando-se com o sentimento de justiça. Cada grupo ou sociedade possui seus próprios valores morais e códigos de ética, construídos de acordo com seus princípios históricos e culturais.

A ética aplicada no conceito empresarial visa uma interação corporativa com os seus públicos através de boas práticas e referências, expressando assim o sentimento social. Para Camargo (1999), “a ética profissional é a aplicação da ética geral no campo das atividades profissionais; a pessoa tem que estar imbuída de certos princípios ou valores próprios do ser humano para vivência nas suas atividades de trabalho.” Torna-se oportuno a incorporação da ética no contexto organizacional, visto que as atividades empresariais, além de valores econômicos, devem também preocupar-se com a realização do bem geral.

O aumento da qualidade dos relacionamentos de uma organização, no ambiente interno e externo, oferece maiores oportunidades de que a mesma seja percebida como uma empresa ética. As empresas, como organizações racionais que são, precisam compreender as suas obrigações para com a sociedade e o meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com