TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA APLICADA A NEGÓCIOS

Por:   •  24/4/2021  •  Resenha  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

PÓS-GRADUAÇÃO

MBA MARKETING ESTRATÉGICO

André Matos Figueiredo Kawate

COMO PODEMOS UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA EMPRESA FAMILIAR.

Resolução de caso da Atividade 1 da

disciplina de Tecnologia Aplicada a

Negócios.

Orientador: Prof. Francisco D. Bezerra

São Paulo

2020

  1. INTRODUÇÃO

A manutenção dos negócios de qualquer empresa esta atrelada inevitavelmente a tecnologia. Mesmo uma empresa com 60 anos de atuação não assegura um futuro tranquilo e consolidado frente aos concorrentes e consumidores.

Com as alterações na forma em que consumimos e nos relacionamos com as marcas é fundamental para a sustentabilidade de qualquer empresa uma comunicação integrada entre os departamentos, fornecedores e consumidores.

A experiência de compra e venda de produtos/serviços geram informações e conhecimento sobre a experiência dos consumidores com o que é ofertado e principalmente formas de fidelizar e garantir novos clientes e consequentemente gerar lucro.

Assim, sem uma gestão eficiente das informações em todo o processo e nos diferentes departamentos podem gerar grandes problemas na organização.

Como ponto de partida temos a empresa “Familiar” que tem cerca de 60 anos de atuação em suas mais de 200 filias espalhadas em quase todas as regiões do país.

E a partir daí, responder as perguntas do projeto.

Como podemos utilizar as tecnologias disponíveis no mercado para contribuir com o desenvolvimento sustentável desta empresa?

Quais fundamentos podemos utilizar para buscar uma mudança na qualidade dos processos?

Como os processos podem influenciar no crescimento da empresa?

Como podemos encontrar novos caminhos para ajudar esta organização a mudar estes processos e controlar melhor as tarefas de compras, logística e vendas?

2. PLANO DE AÇÃO

Para a aplicação de tecnologia em uma empresa é necessário entender que vai além do que disponibilizar computadores nos seus diferentes setores.

É necessário ter consciência de que os benefícios vindos do investimento em TI não estão ligados ao próprio investimento, mas ao uso que é feito a partir dela.

É sabido que o processo de compra é feito por um determinado setor (compras), cujo os funcionários não tem informações sobre o que cada um compra. Essa complexidade na forma que a empresa administra seus negócios acaba gerando diversas dificuldades como:

- variação no custo dos produtos;

- dificuldade de logística;

- controle de qualidade ausente;

- monitoramento deficiente dos produtos;

- lentidão na entrega;

- acesso a informação do histórico de compras; etc.

Logo, é necessário que cada um do setor de compras saiba os valores e o que está comprando de acordo com cada fornecedor. Este aprimoramento por parte da empresa deve ser feito não só para que ela seja mais organizada, mas principalmente para que ela seja sustentável frente ao mercado e seus concorrentes.

Sabendo o que o setor de compras comprou e os prazos de entrega dos produtos os outros setores da empresa vão ter informações importantes para administrar seus postos, como o de logística que facilitará não só a questão do espaço para o armazenamento, mas também na entrega dos produtos para as filiais. Esta inclusive saberá a partir da concretização da venda, o tempo que irá levar até a chegada dos produtos, dado que cada região tem um tempo diferente de entrega já que a matriz está na região sul e a empresa atua em quase todas as regiões do país.

Segundo Tachizawa (2019), as organizações devem adequar suas responsabilidades com a sociedade, por meio de estágios no qual será utilizado para dar suporte a mudança de pensamento na busca de ajudá-la a ter uma imagem socialmente responsável e conquistar novos e antigos consumidores.

2.1 – PORQUE INVESTIR EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

Uma empresa que investe em tecnologia não está só alinhada com as facilidades do nosso tempo. Ela ganha em velocidade de comunicação, agilidade nos processos, diminuição de custos, assertividade e precisão de pedidos, etc.

Mesmo assim é necessário entender que o que importa é como a informação gerada através da tecnologia de informação é capaz de proporcionar um melhor atendimento às necessidades dos consumidores da “Empresa familiar”. Possibilitando assim maior margem de lucro e diminuição de seus gastos.

No caso da “Empresa familiar”, o setor de compras poderá administrar melhor seus pedidos de acordo com cada fornecedor e assim resolver problemas como a variação de preços praticados em diferentes pedidos, já que todos os funcionários do setor vão ter acesso aos registros dos pedidos feitos anteriormente ao realizarem novas operações.

Logo, ter um controle dos processos será possível alterar e encurtar passos na cadeia do sistema, promovendo a melhoria desde a entrada a entrega de seus produtos revendidos em todas as regiões que atua.

Segundo Batista (2004), o maior objetivo de um sistema de informação é permitir que o melhor uso dos dados, utilizando cenários e filtros apropriados, possam definir as informações que representam a exceção e a maior relevância do processo organizacional.

 Além disso, um banco de dados robusto de suas vendas irá auxiliar a empresa na execução de novas estratégias de venda frente a seus consumidores e testar o nível de satisfação dos mesmos para realizar novas vendas no futuro.

2.2 – GOVERNANÇA DE TI

É definida como um conjunto de normas processos e leis que direcionam a administração da empresa. Ou seja, relaciona os processos para obter melhores resultados e alinha-los aos objetivos da empresa. Dentre eles o ITIL, COBIT e BPM.

Segundo Freitas (2011), se uma organização de TI ainda não conhece os objetivos de negócio, não sabe o quanto distante seu modelo de operação está dos objetivos de negócio hoje, o primeiro passo será identificar onde a área de TI deveria estar.

O ITIL é um conjunto de orientações que tem como objetivo a melhoria dos processos de serviços de TI. E está dividido em 5 etapas voltadas para o serviço:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com