TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A internet como veículo de comunicação organizacional interna

Por:   •  17/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 4

A internet como veículo de comunicação organizacional interna

Tendo em vista a complexidade e o montante de informações que entram e saem da internet todos os dias e a sua constante mudança, desde os primórdios até os tempos atuais, fica fácil chegar a conclusão que a internet virou um dos principais meios de comunicação em massa. Dessa forma, dentro das empresas privadas e públicas ela vem sendo utilizada para melhorar a comunicação interna e viabilizar meios que possibilitem uma melhor interação entre os demais setores, tanto para a comunicação interna como externa da empresa.

A comunicação tanto por internet ou intranet, é uma das contemporaneidades essências para uma boa organização dentro de uma corporação ou grupo. Tendo em vista que a internet pode ser utilizada para inúmeras coisas, tanto na vida pessoal ou profissional, é necessária uma organização de tempo e usabilidade dela, pois tirando o seu melhor proveito diversos processos podem ser facilitados com o seu uso.

Imagine uma organização com mais de 200 funcionários, com uma estrutura considerada de grande porte e especificamente setorizada. Então, para uma organização de suprimentos, produtos, administrativos e pessoas, a intranet é uma ótima opção, pois através dela pode-se ter o controle de todos os passos da empresa, mas claro, se ela for muito bem administrada. Com a intranet, a organização tem como saber como anda as coisas na empresa em tempo real, pois ela dá acesso ao banco de dados de vários setores, e mostra através de programas específicos ou acesso de rede interna a situação em tempo real.

Se no caso da intranet, temos todo o controle da empresa por uma rede interna, onde se aplicaria a internet nesse sentido da comunicação? Simples, uma empresa não pode se esconder para ela mesma. Uma empresa que trabalha com vários planos de desenvolvimento e organização na parte pessoal, precisa se aproximar dos próprios funcionários, com o proposito de estreitar laços, fazendo com que a dinâmica no trabalho seja realizada de forma mais saudável e flexível. Se uma empresa contém a Matriz e diversas Filias, a internet é uma forma flexível, rápida e de baixo custo, para aproximar as questões de comunicações entre os seus polos. Se o ideal é aproximar para se ter o maior controle possível, a internet é a solução, pois através de vários processos e sistemas conectados diretamente a internet, os polos passam a ser mais centralizados e assim aumentar a chance de a empresa se desenvolver como um todo, conseguindo se expandir por igual, e assim facilitando o processo de crescimento como um todo.

Uma boa comunicação entre os colegas é essencial para qualquer negócio funcionar sem problemas, sendo assim, pequenas empresas podem usar a Internet para melhorar suas comunicações internas. Dispositivos estão constantemente a ser criado para tornar este processo mais fácil. Em um ambiente de trabalho moderno é fácil encontrar laptops, assistentes pessoais digitais (PDAs) ou telefones móveis de terceira geração, uma vez que é  indispensável ter um armário de arquivamento . A maioria de tecnologia nova comunicação tem o potencial para economizar tempo e custos através da remoção de barreiras à comunicação; ele também pode acessar a Internet. Para fazer mais do mesmo, você precisa entender como a web pode oferecer suporte a comunicações internas da sua empresa. As empresas usam intranets em uma variedade de maneiras: para publicar notícias e alertas; hospedar discussões; loja de políticas e work-in-progress; oferecer programas de treinamento on-line; organizar o trabalho e eventos sociais; até mesmo para transportar blogs pela equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com