TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relevância da alimentação natural para pet é incontestável e promissora para o mercado

Por:   •  6/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CHRISCE DE ALMEIDA FIGUEIREDO DE ANDRADE

ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA PETS

NITERÓI/RJ - 2020

A relevância da alimentação natural para pet é incontestável e promissora para o mercado

A comida industrializada tem adoecido não só os humanos mas também os animais. A maioria das rações ensacadas contém conservantes, corantes, aromatizantes e uma qualidade inferior na seleção dos nutrientes e no preparo. Com esse quadro, os pets de todas as idades e raças vem sofrendo as consequências que variam desde o sobrepeso, até problemas como câncer e pressão alta. Pensando nisso, a empresa entra no mercado não só como uma das pioneiras, mas também com um enorme potencial de crescimento, pois a humanização do Pet é uma tendência cada vez mais evidente. A preocupação por uma vida mais saudável e equilibrada leva os tutores a estenderem isso aos pets, que cada vez mais tem o lugar cativo nos lares como integrante da família.

O objetivo é trazer a solução para um problema específico que é fornecer porções elaboradas, produzidas especialmente para o paladar e necessidades dos cães e gatos. Para contemplar o público vegano, o serviço também oferecerá um cardápio livre de carne.

Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado à seguir foi baseada em informações da Internet, realizadas pelo CNDL e SPC Brasil, com dados coletados de internautas brasileiros em setembro de 2017.

O perfil comportamental dos donos de pets mostra que oito em cada dez tutores cuidam pessoalmente do seu pet. A maioria dos entrevistados que possuem pets deixa transparecer uma afinidade natural, além de várias sensações positivas e afetivas associadas à decisão de compartilhar a própria casa com um animal de estimação. Também é possível constatar que os donos, em sua maioria, assumem pessoalmente as responsabilidades cotidianas com seus bichos.

A pesquisa diz que:

“Comprovando que os pets costumam participar da rotina da vida familiar, quatro em cada dez respondentes garantem participar de comunidades e/ou eventos ligados a pets (40,8%), especialmente as mulheres (49,0%) e os mais jovens (52,1%), sendo que os principais são os canais/páginas/fóruns nas redes sociais (28,8%) e encontros e eventos ligados aos animais (11,3%).”

Pode-se ainda obter dados sobre o perfil socio-econômico dos donos de pets:

De modo geral, não há predominância de fatores como gênero ou classe social na composição do perfil dos internautas que possuem animais de estimação: 50,2% são homens e 49,8% mulheres, enquanto 54,4% pertencem à Classe C/D/E e outros 45,6% à Classe A/B. Observa-se que a maior parte corresponde às faixas etárias de 25 a 44 anos (57,7%). Além disso, 57,4% são casados ou possuem união estável, ao passo em que 35,3% são solteiros. Finalmente, 77,1% vivem em casas e 22,9% em apartamentos, sendo que 59,5% possuem filhos, independentemente da idade, e moram com eles”.

PERFIL DOS INTERNAUTAS QUE POSSUEM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO (segundo dados do CNDL e SPC Brasil)

POSSE DE PETS

CACHORRO

79%

GATO

42%

AVES

17%

FORMA DE POSSE DOS PETS

GANHARAM

45%

ADOTARAM

42%

COMPRARAM

32%

Analisando os dados da pesquisa e pensando no perfil demográfico da empresa em questão, podemos dizer que seu público-alvo seria as classes A e B, sendo indiferente o sexo e estado civil, e alcançando a faixa etária de 25 à 45 anos. Munidas de vasta informação, este público-alvo atentas às novidades e possui acesso à produtos e serviços diferenciados, devido ao alto poder aquisitivo e localização privilegiada (bairros nobres). Muitas delas sendo tutoras de pets pela primeira vez, naturalmente optam pela acertividade consciente nas escolhas. Logo, esse público tem como prioridade proporcionar os melhores cuidados alimentares aos seus respectivos pets.

O setor-pet atualmente enseja inúmeras oportunidades de negócios, e a alimentação natural corresponde a uma dessas oportunidades. Há poucas marcas concorrentes no setor nacional de produção de refeição natural para pets, visto que o mercado visa a produção industrial em larga escala de rações. Logo, apesar das marcas que perfomam uma alimentação natural, fabrincando patês e biscoitos artificais com aroma e sabor “natural”, temos um setor de mercado com grande potencial de expansão. No entanto, a escassez de oferta desse produto não significa ausência de demanda, já que o público-alvo preza pela alimentação de qualidade. Além da carência de informação, há o impecilho do preço alto, fruto da elitização dos produtos naturais, o que prejudica o processo de mudança alimentar a longo prazo para animais domésticos.

Análise Swot

Força:

O produto tem grande potencial de mercado pois além de ser inovador, é personalisado para cada animal, contém porções balanceadas suprindo assim todas as necessidades. Por possuir alta palatabilidade, tem grande aceitação entre os pets. Além disso, a alimentação natural fornece mais longevidade, mais massa muscular, pêlos mais macios e brilhantes, elimina a obesidade, evita doenças de pele, previne problemas renais, gera mais energia e disposição, proporciona fezes menores e com menos odor. Também não contém conservantes. E isso são adjetivos que podem ser sempre mencionados aos tutores para que eles percebam o benefício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (276.1 Kb)   docx (285.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com