TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM Processos Gerenciais

Artigo: ADM Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Introdução

Neste trabalho iremos ver e entender o que é ser um líder de sucesso, o que fazer para chegar lá e quais são os desafios enfrentados.

Comportamento Organizacional

31 Descobertas Sobre Liderança

Como sabemos o comportamento organizacional é o estudo sobre as pessoas e os grupos existentes em uma organização, seja ela pequena média ou grande. Ela tem como objetivo entender e prever as ações das pessoas para assim evitar perdas. O comportamento organizacional ajuda a entender os grupos para que possamos liderá-los e guia-los, em meio às mudanças existentes, para o sucesso da empresa visando seus objetivos.Sabemos que o mundo em que vivemos está em constantes mudanças, é o avanço da tecnologia, mudanças climáticas, mudanças nas paisagens naturais e até na arquitetura criada pelos Homens, tudo isso afeta a vida pessoal, emocional e racional do ser humano.

Assim, tudo o que acontece na vida das pessoas afeta de forma significativa na estrutura e cultura da empresa. E como a cultura da empresa é a “alma” dela, os lideres devem saber como controlar os grupos mantendo-os no sistema de lucros estabelecidos. Por isso o comportamento organizacional e um estudo ilimitado que vive sempre em constantes reajustes e deve ser sempre estudado e observado pelos lideres.

Em uma recente pesquisa, Leadership Forecast 2005-2006, realizado pela firma de consultoria Development Dimensions International (DDI) que trás por titulo “31 descobertas sobre liderança”, faz um estud sobre os tipos de lideres e suas classificações existentes no mundo e qual são os mais procurados pelas empresas atuais conforme suas necessidades. As 31 descobertas são subdivididas em seis tópicos: Eficácia, Desenvolvimento de Liderança, Rotatividade, Sucessão, Pressões e Motivações.

Vamos ver cada um dos tópicos e ao observá-los saberemos como dividi-los e aproveitar todas as informações em nossa vida de forma pessoal e profissional e assim poderemos nos tornar lideres de sucesso e bem visados no mundo empresarial.

Para começar devemos saber e entender que eficácia e eficiência embora sejam bem parecidas não é a mesma coisa. Um líder eficaz é aquele que alcança as metas estabelecidas pela empresa, tanto financeira quanto organizacionais. Após entrevista de 4.559 lideres e 944 profissionais da área de recursos humanos de vários países, concluiu-se que para os lideres o reconhecimento de seus feitos é uma prioridade, é como uma injeção de motivação que os permite ir sempre além do esperado. Pois com o reconhecimento eles garantem para si mais respeito e confiança própria e autonomia para tomar decisões difíceis e criar novas estratégias que aumente o sucesso da empresa, a melhor colaboração dos funcionários em geral e a conquista de novos clientes.

Mas para que tudo isso aconteça, eles devem saber como mobilizar e motivar a equipe, fazendo com que eles se sintam importantes e necessários para a organização, assim como fiéis à empresa. A grande maioria dos lideres fracassam por não saber lidar com as pessoas da organização de forma correta, as pessoas das organizações não é apenas os funcionários, mas sim o geral que a empresa envolve como também clientes e fornecedores. Esse conhecimento se adquire através da comunicação e nas tentativas de erros e acertos e não só pela teoria de livros escritas por grandes autores. A maior parte do eu-líder se descobre praticando a liderança.

Um líder tem que saber ser firme toda vez que precisar, líder que tem uma posição firme impõe respeito, eles aumentam o percentual de sucesso, pois são espelhos para quem quer subir de cargo em uma empresa.

E uma boa oportunidade para tais é o desenvolvimento de liderança. Este tópico abrange desde a parte de desenvolvimento de novos lideres através de cursos e programas de treinamento até a parte de oportunidades de desenvolvimento dos mesmos dentro da própria empresa em que trabalha. Basicamente a metade dos lideres estão insatisfeitos com as oportunidades de crescimento oferecidas pelas organizações.

Uma grande parte dos lideres geralmente dependem de um mentor que interceda por ela na hora da seleção de cargos, isso acontece (acho eu) porque vivemos em um mundo capitalista e infelizmente na maioria das empresas as pessoas valem o que elas têm ou são. As organizações que dispõem dos melhores profissionais são aquelas com programa de desenvolvimento de lideres e planos formais de gestão de sucesso, essas empresas tem indicadores de desempenhos com margem de lucro e retorno de capital superior às demais. Assim surge a oportunidade de desenvolver novos talentos, esses programas devem se concentrar em descobriras fraquezas e as forças dos indivíduos e ensina-los a valorizar os pontos positivos e usa-los de forma correta para tornar-se um grande líder.

Na hora de escolher um líder, o mesmo deve ser avaliado conforme as exigências do cargo que irá ocupar escolhas certas sempre trazem respostas certas.

Outro ponto é a rotatividade. A rotatividade dos lideres caiu quase um terço nos últimos anos, isso aconteceu por causa da estabilidade econômica dos países em geral. Este vai e vem da economia faz com que todos se sintam intranqüilos, já que tudo no mundo depende dela.

Alguns líderes já pensaram em desistir de suas profissões para seguirem os objetivos pessoais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com