TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA LIDERANÇA NAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Trabalho acadêmico: APLICAÇÃO DA LIDERANÇA NAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LIDERANÇA

SEROPÉDICA

2014

AUTOR

LUAN MAURILIO DA SILVA OLIVEIRA 201111524-6

LIDERANÇA

APLICAÇÃO DA LIDERANÇA NAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Trabalho apresentado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como requisito parcial à obtenção da aprovação na disciplina Psicologia Aplicada à Administração

Orientadora: Delana Oliveira.

SEROPÉDICA

2014

SUMÁRIO

RESUMO 03

1. INTRODUÇÃO 04

2. OS COMPONENTES DA CULTURA ORGANIZACIONAL 04

2.1. ARTEFATOS 04

2,2, VALORES COMPARTILHADOS 04

2.3. PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS 04

3. OS TIPOS DE CULTURAS E SUAS CARACTERÍSTICAS 05

3.1. CULTURA CONSERVADORA 05

3.2. CULTURA ADAPTATIVA 05

4. ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL 05

4.1 ORGANIZAÇÃO FORMAL 05

4.2. ORGANIZAÇÃO INFORMAL 05

5. DIVERSIDADE 06

6. MULTICULTURALISMO 06

7. CONCLUSÃO 07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 07

RESUMO

A liderança tem sido uma das temáticas que mais chama a atenção nas investigações de âmbito organizacional. É considerada um dos principais pontos nas relações de trabalho ou que envolvam a persecução de objetivos. A liderança é necessária em todos os tipos de organizações humanas e essencial em todas as funções que requerem administração. Neste contexto a liderança é uma função que provem das necessidades existentes numa determinada situação e normalmente consiste num conjunto de interações entre um individuo e um grupo.

Palavras-chave: Liderança, Organização, Objetivos.

1. INTRODUÇÃO

Profissionais capazes de liderar, de exercer poder e influência sobre as pessoas fazem a diferença para muitas organizações. É uma atividade que, se bem feita, mantém a saúde das relações entre os indivíduos. Por isso, é muito importante essa atenção dada aos fundamentos da psicologia.

A liderança não deve ser confundida com direção, menos ainda com gerência. Um bom administrador, em tese, deve ser necessariamente um bom líder. Por outro lado, nem sempre um líder é um administrador.

Na verdade, os líderes devem estar presentes no nível institucional, intermediário e operacional das organizações. Todas as organizações precisam de líderes em todos os seus níveis e em todas as suas áreas de atuação.

Podemos definir liderança como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

2. TEORIAS SOBRE LIDERANÇA

2.1. TEORIA DO GRANDE HOMEM

Aceita a idéia de líderes natos. Supunha-se que de tempos em tempos apareceriam homens geniais destinados a exercer profunda influência na sociedade.

Em um momento se pensou que as habilidades da liderança eram inatas. Ninguém se torna um líder, e sim nasce com esta condição. Para ela, o poder se encarnava em uma reduzida quantidade de pessoas cuja herança e destino as convertia em líderes.

2.2. TEORIAS DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE

Basicamente semelhante à do Grande Homem, defende que a posse de certos traços de caráter e de personalidade permitiria a certos homens acesso ao poder. Dessa forma, julgava-se ser possível encontrar traços de personalidade universais nos líderes que os distinguiam dos não-líderes. O que interessava aos pesquisadores da época era poder eleger dentre certos atributos quais os que melhor definiriam a personalidade do líder.

Com elaboração de estudos e projetos foi possível chegar a um resultado que permitiu listar aproximadamente 34 traços de personalidade considerados como características típicas da amostragem dos líderes eficazes. Alguns exemplos dos traços encontrados são: sociabilidade e habilidades interpessoais, auto-confiança, ascendência e domínio, participação nas trocas sócias, fluência verbal, equilíbrio emocional e controle, busca de responsabilidade e outros.

Alguns traços de personalidade são importantes em certas situações, mas não em outras. Um líder de empresa pode ser o último a falar em casa. Muitas vezes é a situação que define um líder. Quando a situação se modifica, a liderança passa para outras mãos.

2.3. TEORIA DAS TROCAS

Segundo esse enfoque, o surgimento de um líder não se dá unicamente pelo seu tipo de personalidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com