TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POSSIBILIDADES DE EXPANSÃO DO MARKETING DIGITAL NA 6ª RPM

Por:   •  26/11/2020  •  Monografia  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

6ª RPM

MARGARETH MARINHO ALVARENGA LARES

POSSIBILIDADES DE EXPANSÃO DO MARKETING DIGITAL NA 6ª RPM

LAVRAS – MG

2020

MARGARETH MARINHO ALVARENGA LARES

POSSIBILIDADES DE EXPANSÃO DO MARKETING DIGITAL NA 6ª RPM

Trabalho apresentado à Seção de Assessoria de Comunicação Organizacional da 6ª RPM.

Orientador: Maj PM Luiz Carlos de Carvalho

LAVRAS – MG

2020

Resumo

O uso das mídias sociais se tem tornou fundamental para melhorar os serviços, e, não seria diferente na Polícia Militar, auxiliando no contato com a sociedade e na prevenção contra a criminalidade. Atualmente, somente com um aparelho conseguimos acessar notícias em tempo real, conversar com parentes e conhecidos, tirar fotos, gravar imagens, dentre outras ferramentas. Inevitável observar que a tecnologia tem auxiliado significativamente no trabalho policial, como, por exemplo, a telecomunicação. O presente trabalho traz a importância do marketing digital e suas ferramentas para divulgação do trabalho da Polícia Militar de Minas Gerais e sua aproximação com a sociedade. Na Assessoria de Comunicação da 6ª RPM já se encontra em uso o Facebook, entretanto, algumas algumas medidas de manuseio deveriam ser revistas. Outra medida interessante seria a criação de um perfil no Instagram, um aplicativo mais moderno que tem tomado bastante popularidade. Assim, exitará um alcance maior de público a respeito do grande trabalho executado pela equipe da 6ª RPM.

Palavras-chave: Polícia militar, comunicação, redes sociais.

  1. Introdução

Uma ação bem sucedida da polícia depende do apoio popular. A tecnologia tem sido utilizada atualmente como uma ferramenta rotineira na sociedade e contribui de forma significativa na troca de informações.

O uso das mídias digitais pode ser uma grande ferramenta de informação sobre a segurança pública. As mídias digitais facilitam o desenvolvimento de um bom serviço, o uso constante de tecnologias das mais variadas formas em mídias digitais, assim aliadas com a mídia analógica, complementou o potencial de se obter notícia. (SILVA,2016).

A segurança pública exercida pela Polícia Militar segue premissas descritas pela constituição e deixa bem claro a preservação da ordem pública através de medidas preventivas que buscam dessa forma evitar problemas futuros. A preservação da Ordem Pública dá-se em duas fases distintas: a primeira em situação de normalidade, quando esta é assegurada por ações eminentemente preventivas, através do exercício da Polícia Ostensiva e a segunda, em situações de anormalidade, ou seja, na quebra da ordem pública, quando ela deve ser restabelecida através de ações de Polícia Ostensivas repressivas, enérgicas e imediatas (SANTA CATARINA, 2016, p.1).

 A partir de 1995, as mídias digitais e a internet passam a fazer parte do cotidiano, espalhando-se no uso de computadores, em celulares, smartphones e outros equipamentos. O cotidiano se conecta, e com ele a necessidade de se pensar, em termos teóricos e conceituais, o que significam as mídias digitais. (MARTINO, 2014).

Busca-se identificar, no presente trabalho, os estudos relacionados às mídias digitais e seus possíveis benefícios, quando usadas de forma a promover a aproximação com a sociedade. No contexto da Polícia Militar, tem-se interesse em identificar como as tecnologias aplicadas podem contribuir de forma geral na prevenção e redução da criminalidade.

  1. Contexto Tecnológico

O movimento de reforma gerencial do Estado buscou acompanhar o processo de informatização expandido em toda sociedade. Assim, o governo eletrônico assumiu seu lugar na administração pública, tendo a criação de portais de transparência, digitalização de procedimentos administrativos e judiciais, pagamento e realização de obrigações civis pela internet etc.

Para definir de forma mais simples, os objetos de mídias digitais podem ser vistos como um conjunto de aparelhos compostos de tecnologia digital tais como: computador, telefone celular, tablet, revistas digitais, televisão digital, vídeo digital, foto digital, entre outros. Estas mídias digitais estão se diferenciando das mídias antigas analógicas, com a velocidade, praticidade e comodidade aos usuários que esta tecnologia desenvolveu nos últimos anos (CANNITO, 2009).

A Era digital facilitou muito a vida de todos na comunicação. Assim, tornou-se mais rápido o acesso a notícias, tirar fotografias e fazer filmagens, podendo expô-las em sites de compartilhamento. Assim as mesmas são aplicadas ao ensino, negócios e entretenimentos, por isso, já faturam um mercado bilionário por sua adaptação em qualquer meio aplicável, o baixo custo e o consumismo por novas tecnologias, fazem das mídias digitais um aliado forte na formação de pensamentos pelo mundo.

  1. Polícia X Tecnologia

A introdução da tecnologia na vida cotidiana traz consigo a emergência de novos espaços, novas formas de participação, socialização e, enfim, novas maneiras de se relacionar e pensar o mundo ao qual vivemos. Mas além de produzir novas práticas e representações do mundo, ela redefine as existentes.

WEILL e ROSS (2006) diz ao investir em TI (Tecnologia de Informação) busca-se um desempenho imediato, mas se torna um investimento continuo. Logo possui diversas incertezas e complexidade, fazendo assim com que os administradores renunciem a responsabilidade de garantir um bom uso e eficiente pelo seu pessoal, faltando um preparo melhor para utilizar a Tecnologia da Informação.

NONAKA e TAKEUCHI (1997) dizem que o conhecimento é essencial para a sobrevivência humana. E, com a organização, cria-se assim uma ampla dimensão fundamental afim discernir o conhecimento tático do conhecimento explícito. Inovações tecnológicas produziram significativas mudanças no modo de operar e administrar. Como por exemplo na PMMG, a radiocomunicação aumentou a capacidade da polícia em disponibilizar recursos e em responder aos chamados dos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (557 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com