TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE RELATO DE EXPERIÊNCIA – CONECTA

Por:   •  16/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal de Brasília/Campus Gama

Curso Superior Tecnológico em Logística

Disciplina: Metodologia II

Aluno: Oriel Gimenez Porto Leite

 

ATIVIDADE RELATO DE EXPERIÊNCIA – CONECTA

                                                                                                                     Brasília, 09 de setembro de 2019

Apresentação

A Semana de Produção Científica é um evento promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Brasília. A nona edição da Semana de Produção Científica (SP9) ocorreu no período de 27 a 30 de agosto de 2019, durante as atividades do Conecta IF, realizadas no campus Brasília do IFB.

A SP9 reuniu estudantes e pesquisadores do todo País e foi um momento para apresentar e discutir resultados de pesquisas das mais variadas áreas do conhecimento.

Relato da experiência

Banner 1 – Aprender Química Fazendo Sabonete

  • Forma  

Trata-se de um projeto experimental onde foi utilizado um questionário sobre química antes e após a aplicação do experimento a fim de observar se foi o mesmo foi efetivo com seus objetivos.

  • Conteúdo

O Banner apresenta a introdução falando sobre as barreiras e a dificuldade de ensinar química e o objetivo do projeto, de aliar experiencia na prática para uma significativa aprendizagem em química.

Materiais e métodos utilizados, primeiro uma revisão bibliográfica > questionário > teoria > prática > questionário.

Após é apresentado resultados e discussões, os resultados dos questionários são apresentados em forma de gráfico tipo ‘pizza’, onde a pergunta é mesma em ambos os questionários de antes e após a aplicação “Qual a diferença entre sabão e sabonete?”, onde foi observado um maior acerto na reposta no segundo questionário, aplicado após a experiência prática.

O Banner é finalizado com as referências bibliográficas e agradecimentos.

  • Apresentação

A apresentação dos pesquisadores foi clara e objetiva, explicando todos os tópicos do banner e abrindo para dúvidas e perguntas ao final, são estudantes de química do Campus Gama, onde foi realizado todo o projeto.

[pic 1]

Figura 1 - Aluno Oriel Gimenez ao lado do banner de projeto de pesquisa ''Aprender química fazendo sabonete"

Banner 2 – Aventuras de RPG com a Teoria do Flogístico

  • Forma  

Trata-se também de um projeto experimental e uma gamificação de RPG com química, seguindo a metodologia científica.

  • Conteúdo

O Banner é organizado em introdução, explicação, metodologia, referencias e agredecimentos, mas de uma forma bem dinâmica, composto por espécies de mapas mentais, tópicos e palavras soltas.

O projeto é criar um jogo, baseado em RPG com o objetivo de ajudar alunos com dificuldade em estequiometria, e projeto ainda será aplicado em uma turma teste a fim de observar os resultados, que ainda não foram apresentados até o momento da exposição.

  • Apresentação

Foi possível perceber a dedicação do pesquisador pelo seu projeto, explicando tudo detalhadamente cada parte do processo de desenvolvimento, respondendo todas as duvidas ao final e inclusive tinha o jogo em mãos que convidou para jogar uma partida.

[pic 2]

Figura 2- Banner do projeto de pesquisa “Aventuras de RPG com a Teoria do Flogístico”

Banner 3 – Portal de informações sobre a imigração venezuelana

  • Forma  

O projeto objetivou catalogar e classificar informações sobre a imigração venezuelana unidas em um portal online, em um website.

  • Conteúdo

O banner foi todo estruturando em tópicos com bastante texto, com introdução, matérias e métodos, resultados e discussão, conclusão, referências e agradecimentos. Em cada tópico contendo um resumo explicativo.

  • Apresentação

A pesquisadora buscou contextualizar a situação política sobre a imigração e a importância de um portal com todas essas informações, onde as pessoas poderiam encontrar de forma facilitadas informações sobre o que está acontecendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (671.1 Kb)   docx (537.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com