TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: COMPORTAMEMENTO ORGANIZACIONAL

Tese: ATPS: COMPORTAMEMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM LOGISTICA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ACADÊMICOS:

Caroline G. dos Santos - RA 419092

Aline da Rosa Ferreira Souza - RA 413629

Vanessa Siqueira de Freitas - RA 415391

Eliziane Marins de Souza - RA 429051

Rana Drieli Eugênio Estanhe - RA 409009

TUTORA A DISTÂNCIA (Ma): Yaeko Ozak

TUTORA PRESENCIAL: Flavio

MACAÉ – RJ

2013

ATPS: COMPORTAMEMENTO ORGANIZACIONAL

ATPS de Comportamento Organizacional apresentada ao curso Superior em Tecnologia em logística, Universidade Anhanguera, 1º semestre, supervisionada pelo Tutor Flavio.

ACADÊMICOS:

Caroline G. dos Santos - RA 419092

Aline da Rosa Ferreira Souza - RA 413629

Vanessa Siqueira de Freitas - RA 415391

Eliziane Marins de Souza - RA 429051

RanaDrieli Eugênio Estanhe - RA 409009

MACAÉ – RJ

2013

Sumário

Introdução....................................................................................................................................

1Definição de comportamento organizacional........................................................

1.1 Comparação entre definição de comportamento organizacional ..........................

1.2Quadro comparativo de sistema aberto e fechado.........................

3Trabalho em equipe..........................................................................................................

3.1 A liderança no ambiente de trabalho...............................................................................

4 percepção e comunicação, relacionado aos conceitos da arte de administrar....................

Introdução:

O presente trabalho visa o conceito do comportamento organizacional e a importancia deste dentro das organizações,tendo como um diferencial no desenvolvimento empresarial a inovação, os sistemas e suas relevâncias e a comunicação entre si.

1- Definição de comportamento organizacional

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que individuos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. A empresa é formada por organizações, cuja qual, é administrada por pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade, e é ai que o entendimento motiva os individuos, os grupos, e o relacionamento da empresa com seu ambiente.

1.1- Comparação entre definição de comportamento organizacional

“Segundo o autor Geraldo Caravantes, Comportamento Organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, a fim de detectar suas ações no ambiente de trabalho. Deve se preocupar em estudar o comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador, as percepções e sentimentos”.

Ele nos mostra que devemos compreender melhor essa definição, quando a Organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações, incluindo a forma de estudar seus indivíduos, grupos e o ambiente de trabalho. E que a partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências. E se quisermos entender de Comportamento Organizacional, necessitamos estudar com mais atenção às chamadas Ciências Comportamentais, como psicologia, sociologia, antropologia e ciência política.

“Já o autor Stephen P. Robbins, na definição de Comportamento Organizacional é quando a unidade social conscientemente coordenada, comporta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum”.

Dentro do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins fala de todos os participantes de uma empresa de suas funções e objetivos. Executivos: tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinado objetivo.

1.2- Quadro comparativo de sistema aberto e fechado de comportamento organizacional

Autores Sistema aberto Sistema fechado

Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex: o Universo

Vasconcellos Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex.: Chama Sem input de matéria, mas

com input de energia. Ex.: termostato.

Bertalanffy para apresentar os conceitos dos sistemas fechados e abertos, segundo o qual o sistema fechado não tem entradas nem saídas para o ambiente tudo que acontece nesses sistemas é registrado aos seus próprios componentes. Já nos sistemas abertos há uma dependencia entre estes e o ambiente para manterem suas autonomias.

Bertalanffy fez outra contribuição importante ao distinguir o sistema fechado do aberto (Kast, 1970). O sistema fechado não recebe influência do meio em que está inserido. A análise ambiental surgiu da compreensão que as organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com