TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: ATPS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1. INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. As organizações apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração.

Na Administração, existem duas definições que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através desses conceitos que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.

A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos possíveis ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. A eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma.

2. CAPÍTULO 1

2.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional estuda as ações dos indivíduos, grupo e estrutura em uma organização, com a finalidade de explicar, prever e controlar o comportamento humano, visando atingir maior produtividade e promover a eficácia organizacional. Através desse conhecimento, temos funcionários mais motivados, criativos e eficazes, com o propósito de atingir os objetivos da organização.

2.2 COMPARAÇÃO DE CONCEITOS

Stephen P. Robbins dá a seguinte definição de CO:

“Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupo e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.

Robbins define assim CO, como o campo de estudo que tem como objetivo analisar as partes que compõem uma organização (indivíduo, grupo e estrutura) e entender o impacto do comportamento dessas estruturas sobre o desempenho dessa organização, aplicando o conhecimento obtido em uma forma de fazer a mesma se tornar mais eficaz, produtiva e consequentemente lucrativa.

Outra definição de CO é a dada por Jhon Ivancenvinch, modificada pelos autores do livro comunicação e Comportamento Organizacional, que diz:

“O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”.

Com essa definição temos uma visão mais detalhada do conceito de CO. No qual os autores definem como os estudos do comportamento dos indivíduos que atua em um ambiente organizacional, além de analisar as inter-relações e interdependências entre organização, indivíduo e o ambiente organizacional, ou seja, identificando os efeitos da organização sobre as atividades e emoções do indivíduo; o efeito do ambiente (como a organização está estruturada e como as pessoas se relacionam) sobre a organização e também o impacto do comportamento dos trabalhadores sobre a produção e os lucros da empresa.

Percebemos então que ambos os autores definem CO como um campo de estudos do comportamento humano em um ambiente organizacional, para que haja produtividade e melhor eficácia na organização.

2.3 QUADRO COMPARATIVO

Tipo de Sistema Características Exemplo

Sistema Fechado • Há ausência de comunicação, de interação ou de conexão com o ambiente no qual a organização está inserida.

• São sujeitos à força da entropia, que aumenta até que, em determinado momento, o sistema inteiro pare.

• Ocupa as seguintes posições dentre os oito níveis de hierarquização:

1. Sistemas Estáticos Simples;

2. Sistemas Dinâmicos Simples;

3. Sistema Cibernético Simples.

A máquina: que com o uso tende a deteriorar-se e deixar de funcionar, além de não haver intercâmbio com o ambiente.

Sistema Aberto • Há troca de matéria, energia e informação com o ambiente. Existindo uma dependência entre estes e o ambiente para manterem suas autonomias.

• É composta pelos seguintes elementos: Insumos (entradas, inputs), Processamento (throughput), Exsumos (produto, output), Entropia, Homeostase, Retroalimentação e Decomposição do sistema em subsistema.

• A entropia pode ser interrompida, transformando-se no que chamamos de entropia negativa, ou homeostase.

• Ocupa cinco dos oito níveis de hierarquia:

4. Sistema Aberto Ato-Regulável;

5. Vida Vegetal;

6. Reino Animal;

7. Ser humano;

8. Organização social.

O ser humano: pois é um organismo vivo e está em constante troca de materiais, energias e informações com o ambiente, além de pertencer a uma organização social.

Fonte de pesquisa: Comunicação e Comportamento Organizacional (PLT), 2008.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com