TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Monografias: ATPS - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Atividades praticas supervisionadas (ATPS) apresentado a exigência do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar sob orientação de nossa tutora presencial Sarah Souza da Silva.

ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Conceito

Campinas,

___________________________

SUMÁRIO

Introdução ......................................................................................................... 05

Capítulo I .......................................................................................................... 06

Capítulo II ........................................................................................................ 08

Capítulo III ........................................................................................................ 10

Capítulo IV ........................................................................................................ 12

Conclusão .......................................................................................................... 14

Referências Bibliográficas ................................................................................. 15

.

Faculdade Comunitária de Campinas – Unidade 2

2012

1. INTRODUÇÃO

Atualmente o Comportamento Organizacional interfere diretamente no resultado positivo que uma instituição quer atingir, é impossível estudar o comportamento humano dentro de organizações sem ao menos estudar estas organizações. E para decifrar e esclarecer o conceito e a

importância do Comportamento Organizacional iremos mostrar a seguir estudos que mostram a importância que um indivíduo ou um grupo tem ao agregar seu conhecimento a uma empresa.

‘’O Comportamento Organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações’’ (Keith Davis e John W Newstrom 1992)’’

CAPÍTULO I

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional tem como vértice utilizar conhecimento entre os indivíduos isolados ou em grupos nas estruturas organizacionais.

No mundo organizacional existem organizações adotando práticas que não condiz com a real necessidade, onde o estudo e pesquisas proporcionam ferramentas eficazes para resultados positivos, desempenho e satisfação, onde novos aspectos e valores são aplicados para que se tornem essenciais para modelos de gestão.

Entende-se que uma organização constituída por profissionais que buscam alcançar resultados, depende da participação de cada um, ou seja, intensificar os valores e respeito às normas, como se preocupar com o comportamento das pessoas que afetam no desempenho organizacional.

Certos conflitos beneficiam as organizações, são formas de introduzir mudanças radicais, pois facilitam a coesão e melhora a eficácia do grupo. Existem fatores que sustentam o comportamento dos indivíduos, que identificados, são modificados para refletir sobre as diferenças de cada um.

Um dos desafios mais importantes e abrangentes é a adaptação das diferenças entre as pessoas, onde a cada dia que se passam, as organizações estão se tornando mais heterogêneas, desclassificando as diferenças entre si.

O estudo e entendimento do comportamento organizacional oferecem a orientação para a criação de um ambiente de trabalho eticamente saudável, produtivo e com desempenho regular.

Segundo

Stephen P. Robbins, o comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização.

Assim, conclui-se que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.

Segundo Idalberto Chiavenato, o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

A cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano dentro de uma organização.

Quadro comparativo – SISTEMA ABERTO E FECHADO

CENTRO CIRÚRGICO

FECHADO | ABERTO |

* Sala Cirúrgica | * Médicos |

* Equipamentos Cirúrgicos | * Pacientes |

* Materiais Cirúrgicos | * Enfermeiros |

LABORATÓRIO

FECHADO | ABERTO |

* Estrutura | * Enfermeiros |

* Equipamentos de Análise | * Biomédicos |

CAPÍTULO II

INOVAÇÃO

Foi elaborada uma pesquisa em que participaram 20 pessoas com faixa etária de 21 a 52 anos de idade de diferentes organizações.

O conceito de inovação é bastante abrangente, dependendo principalmente de sua área de atuação de cada empresa. De forma sucinta, a considerar que a inovação é a exploração novas ideias utilizando-se da criatividade e muito suor para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com